Maria Dorilda Hallberg, 65 anos, e Carmem Maria Benevides Fellippa, 52 anos estão unidas por histórias semelhantes e pelo amor aos animais. Cada uma delas tomava conta de 80 cães. Os bichos de Dorilda perderam a dona, vítima de câncer, no último dia 12. Os de Carmem vão perder a casa onde vivem, já que o imóvel, alugado, terá de ser entregue ao proprietário.
Carmem vive em Itaara e, há 10 anos, cuida dos animais, que foram sendo deixados em sua porta. Mas o proprietário pediu o imóvel de volta até agosto, já que é uma propriedade de herança. Agora, Carmem precisa doar os animais, pois não tem condições de mantê-los em outro local:
- Eu teria que achar um lugar que cobrasse o mesmo valor de aluguel e ainda teria que construir um canil. Assim, a situação ficaria bem difícil.
Os animais, em sua maioria, são castrados e de pequeno e médio porte. Cerca de 10 já têm novos donos. Quem quiser adotar pode entrar em contato pelo telefone (55) 9650-4184.
18 foram adotados
Dos 80 cachorros deixados por Dorilda, 18 já foram adotados. A presidente do Clube Amigos dos Animais, Marlene Nascimento, explica que o processo para adoção é complexo. Segundo ela, os bichos eram acostumados a viver em grupo, e o afastamento repentino faz com que eles precisem se adaptar a novos ambientes:
- Esses cachorros levam cerca de 20 dias para se adaptar com um lugar novo. Por causa disso, alguns fogem dos donos. A gente precisa fazer um trabalho de socialização. Isso faz com que a adoção seja demorada.
Marlene afirma que as doações já realizadas foram bem sucedidas. Segundo ela, mais oito animais já estão com o processo de adoção encaminhado.
Quem quiser adotar deve fazer um cadastro pelo (55) 8428-2970. As equipes realizam uma visita aos candidatos.
No próximo domingo, mais uma feira de adoção vai ser realizada no Praça dos Bombeiros para que os interessados preencham o cadastro. O evento acontece das 15h às 18h.