As suspeitas de que o ônibus de turismo da empresa Costa & Mar estaria superlotado no momento do acidente que deixou 51 pessoas mortas, no último sábado, se confirmaram por meio de três constatações: o veículo tinha capacidade para 52 ocupantes, mas transportava 59 pessoas e somente cinco delas eram menores de seis anos e poderiam estar no colo, excedendo a lotação máxima prevista por lei em dois passageiros.
A confirmação de que apenas cinco crianças tinham menos de seis anos partiu de boletins médicos e de dados do IML em Joinville, analisados pela reportagem. Apenas estas, portanto, poderiam estar no colo de outros passageiros sem caracterizar superlotação (segundo o decreto federal 8.083, de 2013, o limite de idade para que crianças sentem no colo é de até 6 anos incompletos).
VÍDEO: Confira o depoimento dos primeiros a chegar no local do acidente
VÍDEO: Veja como foi o resgate das vítimas
A capacidade máxima do ônibus foi confirmada em análise ao veículo feita nesta terça-feira pelo IGP, que constatou a presença de poltronas até a numeração 49/50, além dos assentos do motorista e do auxiliar, o que totaliza a lotação em 52 pessoas.
Leia mais
Vítimas iam para evento religioso em Guaratuba
Familiares chegam a Joinville para identificação de corpos