O promotor francês responsável pelas investigações sobre a queda do Airbus A320 da Germanwings, Brice Robin, informou nesta quinta-feira que o copiloto, Andreas Lubitz, 28 anos, provocou a queda da aeronave de forma proposital. A conclusão se deu a partir dos áudios revelados pela caixa-preta do avião.
Em coletiva de imprensa, o CEO da Lufthansa, companhia aérea proprietária da Germanwings, disse que o copiloto havia passado por exames quando foi contratado e estava "100% apto para voar". A empresa pediu que passageiros não deixem de confiar em sua tripulação e afirmou que irá analisar formas de melhorar os exames psicológicos dos funcionários.
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Veja o que já se sabe, nesta quarta-feira, e o que ainda é dúvida sobre a queda:
Como aconteceu o acidente?
Minutos após atingir a altitude de cruzeiro (38 mil pés, pouco mais de 11 mil metros), a aeronave iniciou uma queda, que durou oito minutos até colidir contra as montanhas. Nesta quinta-feira, o promotor que investiga o caso, Brice Robin, afirmou que o copiloto do avião, Andreas Lubitz, 28 anos, provocou a queda de forma proposital.
Saiba quem era o copiloto Andreas Lubitz, que provocou a queda do avião
Até então, acreditava-se que poderia ter ocorrido uma falha eletrônica possa ter causado a queda. Segundo a companhia aérea, os pilotos não emitiram sinal de alerta à torre de controle.
As caixas-pretas já foram localizadas?
Uma das duas caixas-pretas do Airbus 320 foi localizada ainda na terça-feira e já começou a ser analisada, segundo o diretor do BEA. Mesmo com o equipamento danificado, investigadores conseguiram extrair dele dados utilizáveis. A análise dos áudios gravados levou apenas dois dias.
Os registros da caixa-preta mostram que um dos tripulantes deixou a cabine e que o copiloto estava "vivo e respirando". Ele disse que o copiloto não disse nenhuma palavra e que "parece ter derrubado o avião deliberadamente". A aeronave não emitiu qualquer sinal de alerta antes de começar a descida em direção às montanhas, confirmaram autoridades. De acordo com o promotor, os passageiros começaram a gritar apenas pouco antes do impacto final do avião.
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Os investigadores prosseguem com as buscas pela segunda caixa-preta, a chamada Flight Data Recorder (FDR), que grava os dados do voo. A tarefa será complexa em consequência da dispersão de partes do avião em uma ampla área montanhosa de difícil acesso.
Qual a nacionalidade das vítimas?
O presidente da empresa Germanwings, Thomas Winkelmann, informou nesta quarta-feira a nacionalidade das vítimas, segundo o G1:
72 alemães
35 espanhóis
2 australianos
2 argentinos
2 iranianos
2 venezuelanos
2 americanos
1 britânico
1 holandês
1 colombiano
1 mexicano
1 dinamarquês
1 belga
1 israelense
Algumas nacionalidades ainda não foram confirmadas. Entre as pessoas a bordo do avião, estavam dois bebês e a tripulação composta por seis pessoas. Um grupo de 16 adolescentes e duas professoras da cidade Haltern am See, na Alemanha, retornava de intercâmbio na Espanha e estava no avião. A lista dos nomes dos passageiros ainda não foi divulgada pela companhia.
Imagem da caixa-preta foi divulgada nesta quarta-feira pelo órgão francês que investiga acidentes aéreos
Foto: BEA / AFP
Qual o trajeto percorrido pela aeronave e onde aconteceu o acidente?
O voo 4U9525 deixou o aeroporto de El Prat, em Barcelona, na Espanha, por volta das 10h01min no horário local (6h01min no horário de Brasília) com destino à cidade de Düsseldorf, na Alemanha. Cerca de 50 minutos depois, ao sobrevoar a região dos Alpes de Digne-les-Bains, na França, a dois mil metros de altitude, a aeronave sumiu dos radares. A bordo, estavam 150 pessoas: 144 passageiros, dois pilotos e quatro comissários. Não há registro de sobreviventes.
Quando começou a operação de resgate das vítimas?
Socorristas começaram a busca por destroços do avião e corpos ainda na terça-feira. Segundo o general francês David Galtier, entre os milhares de pedaços da aeronave, foi possível identificar apenas o trem de pouso - o que levanta a possibilidade de que o Airbus tenha se desintegrado no choque com as paredes rochosas. O local do acidente é de difícil acesso, e cerca de 300 policiais e cem bombeiros trabalham no resgate, realizado por helicópteros.
Em sua conta no Twitter, o deputado socialista Christophe Castaner declarou, após avistar a região, que as "imagens são espantosas. Não resta nada, apenas destroços do avião e corpos" (confira o tweet abaixo, em francês). Autoridades acreditam que o resgate irá levar dias.
Confira as imagens do local onde caiu o avião:
Veja fotos do acidente aéreo no sul da França:
Como opera a empresa aérea Germanwings?
A operadora do voo 4U9525 é uma filial de baixo custo do grupo aéreo alemão Lufthansa, que está prestes a transferir para a Germanwings a maioria de seus voos dentro da Alemanha e da Europa. Com sede própria em Colônia, no oeste da Alemanha, a Germanwings foi comprada pela Lufthansa em 2009 e passou a assegurar voos da companhia dentro da Alemanha e da Europa com objetivo de enfrentar a concorrência crescente das companhias que oferecem passagens aéreas mais baratas, como a Easyjet e a Ryanair.