Assim como foi nas estradas, inclusive, com o mesmo percentual de redução, o Carnaval de 2015 no Rio Grande do Sul registrou menos homicídios que no ano anterior. A queda foi superior a 30% segundo um levantamento do Departamento de Gestão Estratégica Operacional (DGEO) da Secretaria da Segurança Pública do Estado.
Para a elaboração do estudo, foram utilizados os períodos de 28 de fevereiro a 5 de março de 2014 e de 13 a 18 de fevereiro deste ano. A quantidade de mortes no ano passado foi de 53, contra 37 no período deste ano, uma redução de 30,18%.
Preso suspeito de matar jovem no Carnaval em Tramandaí
Jovem é morta após festa de Carnaval em Rosário do Sul
Houve queda, também, no número de mortes provocadas por armas de fogo neste Carnaval. Foram 29 contra 34 no período anterior - uma redução de 14,7%.
De acordo com o tenente coronel Luiz Porto, diretor do DGEO, existe uma série de fatores que podem ter causado a queda do índice de violência:
- Um dos fatores determinantes pra isso é a alteração na metodologia das atuações policiais, que privilegiaram, neste ano, atuações de barreira e de investigação criminal - avalia Porto.
* Zero Hora