A fuga dos detentos do Presídio Regional de Blumenau na madrugada desta quarta-feira repercutiu em diversos setores da sociedade blumenauense. Na avaliação do presidente da OAB Blumenau, César Augusto Wolff, o tema representa um descaso completo do Governo do Estado com a comunidade de Blumenau e região.
O advogado acredita que apesar de o governo ter reconhecido que a casa de detenção de Blumenau é a pior de Santa Catarina, ainda não teria tomado as medidas mínimas para garantir a segurança da comunidade.
- É um governo que já revelou que conhece o problema, tem recursos para investir através do Pacto por Santa Catarina, mas é inerte e incapaz de dar as respostas pelas quais se comprometeu - avaliou.
Ele acredita que este é o momento para a sociedade cobrar de seus parlamentares e representantes soluções para o problema.
- Eles são os veículos oficiais da representação da comunidade. Iremos contatá-los para que cobrem do Governo as medidas já anunciadas, como a conclusão do processo penitenciário. O governador fala que está tentando governar o governo, mas até agora não conseguiu. Há mais de um ano tenta iniciar uma obra, sem sucesso - avaliou.
No total, 28 detentos conseguiram escapar e oito foram recapturados horas depois. Os presos escaparam através de um túnel que foi aberto dentro de uma das celas da Galeria T. A passagem terminava nos fundos do presídio. Os que já foram pegos foram encaminhados ao Complexo Penitenciário da Canhanduba, em Itajaí.
Veja também
::: A situação degradante do Presídio de Blumenau
:: Fuga em Blumenau foi a maior dos últimos 4 anos em SC, conforme Deap
:: Vizinhos estão habituados com fugas no presídio de Blumenau
:: Obra do Complexo Penitenciário do Médio Vale, em Blumenau, deve iniciar na próxima semana
:: Divulgadas lista e fotos dos presos fugitivos do Presídio de Blumenau
Confira a trajetória do presídio de Blumenau nos últimos anos: