A nova variedade de pêssego BRS Mandinho, conhecido como pêssego achatado, será lançada nesta quinta-feira (06), em Dia De Campo no interior de São Paulo. É o resultado de cerca de 10 anos de pesquisa da Embrapa Clima Temperado em Pelotas. Foram feitos testes de produção em Pelotas e nos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e São Paulo. As mudas já estão disponíveis aos viveiristas, basta entrar em contato com a Embrapa.
Segundo a pesquisadora responsável pelo lançamento, Maria do Carmo Raseira, o nome "mandinho" faz referência ao público alvo. "É mais doce do que ácido, pequeno e fácil de comer. Tem potencial para fazer parte da merenda escolar, por ser muito nutritivo", afirma. Em uma fazenda no interior de São Paulo, Norival Galo produz pêssego há 44 anos. Há dois anos, experimentou a nova variedade. Ainda está em testes, mas a expectatva é grande. "Acho que vai ter mercado. A gente pretende adiantar ele, para não sair em novembro, mas ainda em setembro", projeta.
Em Pelotas, a produção anual varia entre 40 e 60 milhoes de latas de pêssego em calda todos os anos. De acordo com a pesquisadora Maria do Carmo, pode haver queda na produção deste ano porque as condições climáticas não ajudaram. As chuvas contantes favorecem o aparecimento de fungos e o inverno foi irregular. Cerca de 90% da produção é para a industria.