A Capitania dos Portos do Rio Grande do Sul instaurou inquérito administrativo para apurar o acidente de navegação envolvendo a embarcação Pelicano F – que substitui ambulanchas da Prefeitura de São José do Norte. Na tarde de quarta-feira (2), o barco ficou 50 minutos à deriva na Lagoa dos Patos com um bebê que estava sendo transportado para receber cuidados médicos em Rio Grande.
Em nota, o órgão da Marinha do Brasil informou que recebeu a informação sobre a ocorrência através de um contato telefônico efetuado por um tripulante da embarcação. Quando equipes chegaram ao local, o Pelicano F já estava sendo rebocado por um pesqueiro. Além de disso, a Capitania afirmou o serviço de rádio para contato com as embarcações funciona o dia inteiro. Ontem, o mestre do barco disse que não conseguiu pedir ajuda.
Equipes de inspeção naval da Capitania dos Portos realizaram uma perícia na embarcação. O laudo que apontará as causas e responsabilidades do acidente deve ficar pronto em 90 dias. De acordo com a Secretaria de Saúde de São José do Norte, a Pelicano F já voltou a operar.