Quem ainda não participou das atividades da semana farroupilha ainda tem tempo. Na Zona Sul, tem programação até domingo (21). Neste sábado (20), houve desfile em Piratini, São Lourenço do Sul, Pelotas e Rio Grande.
Em Rio Grande, às 8h a maçonaria entregou flores no túmulo onde estão os restos mortais do herói da Revolução Farroupilha, Bento Gonçalves. O monumento fica na Praça Tamandaré _ onde também deve terminar o desfile, que começou às 9h o militar e 9h40 o farroupilha. A saída foi da General Osório. O evento juntou 1,7 mil cavalarianos e 20 mil pessoas. O tema deste ano é uma homenagem a outro personagem da revolução: Antonio de Souza Neto, que nasceu em Rio Grande. O trânsito é bloqueado na 24 de Maio esquina 19 de Fevereiro.
No domingo, tem dois desfiles de CTG. Um às 11h do CTG Guapos da Querência, na Avenida Rio Grande no Cassino. E outro às 16h do CTG Galpão do Xiru na 4ª seção da barra.
Em Pelotas, o desfile neste sábado começou às 10h e deve se estender até 13h30, horário em que a organização pretende extinguir a chama crioula, no Altar da Pátria, que nessa época do ano se transforma em Altar da Tradição. Primeiro houve a participação da Brigada Militar, Bombeiros, Guarda Civil e colégios da cidade. Depois, começou o desfile dos cavalarianos, que se estima serem entre 1,2 mil e 1,5 mil. São cerca de 30 entidades que fizeram interpretações do tema deste ano, que é a música “Eu sou do Sul”. O evento é na avenida Bento Gonçalves, que tem trânsito interrompido entre Barroso e Santos Drummond. No domingo (21), o desfile com 600 cavalarianos parte do chafariz do Laranjal às 15h.
Em São Lourenço do Sul, o desfile começou às 10h. Em Piratini, a primeira capital farroupilha, a dica é comparecer aos shows deste sábado (20) a partir das 19h no Centro de Eventos Erni Pereira Alves. As atrações são Marines Siqueira, Xiru Missioneiro, Gaúcho da Fronteira e Rodeio dos Ventos. O ingresso custa R$ 15.