Um investimento de R$ 3,2 milhões vai aumentar o espaço para reservar água em Silveira Martins de 19.000 m³ para 73.000 m³. A barragem abastece todo o município da Região Central do Rio Grande do Sul. O terreno foi comprado nesta semana pela Corsan, no valor de R$ 600 mil.
Após o término dos trâmites envolvendo a documentação da área, será feito o licenciamento ambiental, e, em seguida, será aberta a licitação para a obra. O superintendente regional da Companhia, Júlio do Espírito Santo, afirma que a intenção é iniciar a ampliação neste ano, ou, no máximo, em 2015.
O objetivo é garantir que não haverá risco de falta de água em caso de estiagem. O superintendente afirma quase houve falta de abastecimento no município durante a seca que atingiu o Estado entre 2011 e 2012. Nesse episódio, foi necessário comprar água de produtores locais para ser distribuída na cidade.
O investimento também vai beneficiar o distrito de Três Mártires, em Júlio de Castilhos. O recursos foram obtidos junto ao Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) .