A tecnologia também é inspiração para boas ideias. Prova disso é o estudante do 3º semestre do curso de Ciência da Computação da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Rafael Lemos, 20 anos, que criou um aplicativo para todos aqueles que andam de ônibus na cidade. O Coletivo Caxias informa os horários dos ônibus de todas as linhas oferecidas pela Visate.
Primeiro, há a opção de escolher o dia que o transporte vai ser utilizado, entre dias úteis, finais de semana e feriados. Após, o usuário seleciona a linha que deseja. Por último, é escolhido o itinerário entre os que estão disponíveis para aquela linha.
Rafael conta que a ideia surgiu quando descobriu que um programador de uma outra cidade tinha criado um aplicativo semelhante. Além de levar informação útil às pessoas, ele aproveitaria para praticar o que aprende nas aulas. Ainda de acordo com Rafael, o programa foi desenvolvido durante três noites e mais de 150 pessoas já instalaram o serviço, que teve a última versão atualizada há um mês.
O aplicativo precisaria de um atualizador automático para sincronizar com o site da empresa responsável pelo transporte coletivo em Caxias do Sul, mas Rafael ainda não entrou nessa parte em razão dos trabalhos da faculdade. O estudante salienta ainda que, para um melhor aproveitamento, os órgãos públicos deveriam disponibilizar ferramentas que possibilitassem acesso fácil à informação, não somente aos cidadãos em geral, mas também para os desenvolvedores de programas.
O Coletivo Caxias é gratuito, funciona offline, sem a necessidade de estar conectado à internet e pode ser baixado em smartphones com sistema Android, já que a versão para iOS ainda não foi desenvolvida.
Ouça a reportagem na íntegra