Moradores da Vila Nossa Senhora das Graças, na zona sul de Porto Alegre, bloqueiam totalmente a Rua Doutor Campos Velho, no cruzamento com a Icaraí a mais de quatro horas. Eles fazem barricadas com pneus queimados, móveis e até um automóvel foi incendiado e tombado na via. Os moradores protestam após o atropelamento de uma pessoa por volta das 12h desta sexta-feira (16).
Segundo relato da população, o aposentado Carlos Barbosa foi atropelado por uma viatura da Brigada Militar que entrou na vila para uma ocorrência. A vítima estava sentada próximo ao muro de uma igreja. Ele foi socorrido pela própria BM e levado a um hospital. Os moradores afirmam que vão manter o bloqueio por tempo indeterminado. A energia elétrica foi cortada na região.
O Corpo de Bombeiros, a EPTC e o Batalhão de Choque da Brigada Militar acompanham o protesto. A reportagem conversou com policiais do 1º Batalhão, responsável pelo patrulhamento da área, que confirmaram o atropelamento de forma acidental e o posterior socorro da vítima, mas evitaram dar detalhes sobre o caso.
O dono de uma borracharia local, Marcelo Santos Couto, conta que os brigadianos chegaram assustados ao local para trocar o pneu. Eles colocaram o idoso, em um táxi, junto com o filho a caminho do HPS. Os moradores estão revoltados e quinaram pneus, móveis e até um carro, que foi tombado na via. Eles dizem que frequentemente a polícia entra em alta velocidade na vila. O Oficial de Serviço Externo do Primeiro Batalhão da Brigada Militar, Emanuel Saraiva, confirma o atropelamento e socorro à vítima e garante responsabilização dos envolvidos.
Sobre a frequência de ações violentas dentro da Vila Nossa Senhora das Graças o oficial de serviço afirmou que todas as denúncias que chegam à polícia são investigadas. No caso de hoje ele garante que havia uma denúncia, por parte dos moradores, de que traficantes estavam andando armados pelas ruas e, por isso, a viatura foi deslocada para a região. O aposentado Carlos Barbosa foi atendido no Hospital de Pronto Socorro e já recebeu alta.