A 16ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe A começa hoje e se estende até o dia 9 de maio. A partir deste ano, o público-alvo, que poderá receber gratuitamente a vacina, foi ampliado para atender crianças de dois a quatro anos.
Até 2013, a vacina era aplicada apenas em crianças entre seis meses e dois anos. Para 2014, o Ministério da Saúde confirmou que o Estado receberá mais de 3,8 milhões de doses para a campanha, o que representa um aumento de 700 mil em comparação com o ano passado. Aos que não fazem parte dos grupos de risco, a imunização está disponível desde o início de março na rede privada e custa cerca de R$ 80.
Como em anos anteriores, a vacina protegerá contra as cepas Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B. A composição é anualmente revisada pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para manter a dose atualizada quanto a recentes mutações que os vírus sofrem. Conforme Juarez Cunha, médico do núcleo de pesquisa em vacinas do Hospital de Clínicas de Porto Alegre, tomar a vacina anualmente garante também que o corpo estará preparado contra essas mutações.
PERGUNTAS E RESPOSTAS
São necessárias cerca de duas semanas após receber a vacina para que o sistema imunológico crie as defesas contra o vírus A vacina pode causar gripe?
Não. A vacina não causa a gripe, pois ela é composta por vírus totalmente inativados, incapazes de causar dano ao organismo. O que ela pode provocar são reações mais leves, como febre baixa, causadas pela reação do organismo, mas que são consideradas normais e não evoluem para um quadro mais grave.
Por que algumas pessoas ficam doentes depois de tomar a vacina?
Normalmente, o sistema imunológico leva cerca de duas semanas para criar as defesas necessárias contra o vírus após receber a vacina. Se a pessoa entra em contato com o vírus da gripe neste período, é possível que o corpo não esteja ainda pronto para combatê-lo, o que pode resultar em uma gripe. Além disso, a vacina não protege contra os diversos tipos de vírus que causam o resfriado comum, que muitas vezes gera sintomas semelhantes aos da gripe, porém em intensidade e gravidade menores.
Quanto tempo dura a imunização pós-vacina?
A proteção dura, em média, cerca de 12 meses.
A vacina contra gripe funciona em 100% das pessoas?
Não, ela tem eficácia em cerca de 90% das pessoas.
Vacina da gripe imuniza também contra resfriado?
Não. São vírus diferentes que causam a gripe e o resfriado.
A vacina pode causar alguma reação adversa?
Pequeno mal-estar ou febre. A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática, bem como a qualquer componente da medicação ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em poucos casos, podem ocorrer manifestações de dor no local da injeção, enrijecimento muscular ou febre. Os sintomas tendem a desaparecer em 48 horas.
FIQUE ATENTO
- A Campanha Nacional de Vacinação ocorre de hoje até 9 de maio.
- A data para a mobilização nacional, o chamado Dia D, é 26 de abril, quando os postos de vacinação abrem excepcionalmente.
PÚBLICO-ALVO
Confira quem poderá receber gratuitamente a vacina contra a gripe nesta edição da campanha
- Crianças de seis meses a quatro anos
- Idosos (a partir de 60 anos)
- Gestantes
- Mulheres que deram à luz em até 45 dias
- Indígenas aldeados
- Profissionais de saúde
- Doentes crônicos sob recomendação médica O próximo sábado será o dia de mobilização nacional dentro da campanha
Hora de vacinar
Mais gente no alvo contra a gripe A
Estado contará com 3,8 milhões de doses para campanha que começa hoje
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: