As paredes cinzentas e escuras do Túnel da Conceição, no centro de Porto Alegre, ganharão formas e cores novas neste fim de semana.
Alvo constante de pichações, o local será colorido e repaginado por 60 artistas urbanos do Brasil e do Exterior, como parte de um evento internacional de grafite que percorrerá mais de 20 países neste ano. Durante o sábado e o domingo, a população poderá acompanhar o trabalho.
A iniciativa serve para ampliar o diálogo entre os artistas de rua e o poder público sobre as formas de ocupação do espaço urbano.
- A gente potencializa o grafite para combater a pichação. A ideia é atrair os jovens para que se façam cada vez mais intervenções artísticas para colorir a cidade. A arte de rua é essencial para a vida do cidadão, ajuda na preservação dos equipamentos e na luta diária contra o vandalismo - afirma o secretário municipal da Juventude, Luizinho Martins.
No Brasil, o evento "Meeting Of Styles" já passou por Rio de Janeiro (2006) e São Paulo (2009). Em Porto Alegre, reunirá 40 artistas brasileiros e 20 internacionais. Eles oferecerão uma contrapartida social em escolas, ministrando oficinas de grafite e de organização de eventos, por meio do Instituto Trocando Ideias.
A relação entre grafiteiros e a Secretaria Municipal da Juventude (SMJ) tem sido estreita. No ano passado, quando ocorreu o 1º Festival de Arte Urbana, eles fizeram uma intervenção no muro da Fundação Pão dos Pobres. Até o fim do ano, a SMJ planeja intervenções artísticas em seis pontos do Arroio Dilúvio. A expectativa é conseguir R$ 2 milhões em investimentos com ajuda da iniciativa privada para, no futuro, grafitar toda a extensão dos taludes do arroio, utilizando placas de plástico reutilizável.
Para Vinícius Vieira, vice-presidente do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), o grafite é uma manifestação contemporânea de artes visuais, e essa intervenção artística no túnel seria uma demonstração de diálogo entre os artistas urbanos e o poder público. Ele vê o grafite como um ponto de equilíbrio entre a pichação e a opressão da cidade.
- A pichação é um fenômeno decorrente de uma necessidade de comunicação, mas nem sempre é bem-vinda. Então o grafite tem o potencial de estabelecer uma harmonia entre essa necessidade de comunicação, que no extremo seria a pichação, e o status quo definido, esse outro extremo, que seria o poder instituído - avalia Vieira.
Como acompanhar
- O Meeting of Styles ocorre durante o sábado e o domingo, das 9h às 21h. A população poderá comparecer ao Túnel da Conceição para ver a grafitagem
- Como o trânsito de pedestres não será totalmente liberado, uma equipe da organização do evento estará no local para montar grupos de visita (20 pessoas por vez)
- Enquanto espera para ver os grafiteiros em ação, o público poderá visitar os gazebos montados no entorno, que terão apresentação de DJs e venda de artigos relacionados ao grafite
- O fechamento do túnel será parcial. A pista do meio estará liberada para os veículos, que poderão trafegar a uma velocidade máxima de 30 km/h. Haverá redutor de velocidade e sinalização no local. A interdição do túnel ocorre entre as 22h de sexta-feira e as 22h de domingo.