O Rotary Club de Canoas comprou equipamentos e entregou em comodato ao Hospital Universitário e ainda ajudou na campanha de divulgação para doação de sangue. Depois desse apoio, o hospital pulou de 20 para 60 atendimentos diários. Na última sexta-feira (28) foi oficializada a entrega do aparelho Hemomix, utilizado na coleta de sangue. Em entrevista ao Gaúcha Repórter, o diretor de imagem publica do Rotary Club de Canoas, Alexandre Barbacovi, afirmou que atualmente, o Hospital Universitário tem cinco equipamentos desse tipo: o novo, um estragado e três antigos que precisam ser trocados.
"Tínhamos em média 600 doações por mês e vamos passar para 1.200 a 1.500 bolsas de sangue por mês no Hospital Universitário, atendendo (aos hospitais) Nossa Senhora das Graças e Pronto-Socorro", ressaltou.
Barbacovi destacou que, com a transferência do Hospital Universitário de Canoas para a União, a compra desses aparelhos deve ser feita por meio de licitação.
O Hospital deve oficializar entre abril e maio um Hemocentro. Até novembro a unidade deverá atender cidades como Santa Rita e Esteio.