Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, da Rádio Gaúcha, o governador do Estado, Tarso Genro, afirmou que a situação do colégio Júlio de Castilhos trata-se de um caso isolado e que entre 80% e 90% da rede estadual resolveu adotar o plano de reestruturação do ensino médio.
Leia mais
>>> Em página especial, veja a íntegra da matéria
>>> Qual a sua opinião? Comente a realidade do ambiente escolar que você frequenta
- Os diretores aqui no Estado são eleitos e têm autonomia para aplicar a reforma. O resultado da reestruturação tem sido muito positivo. A questão do Julinho vai ser averiguada após sindicância a ser instaurada pela Secretaria (Estadual) de Educação. O que há é uma batalha ideológica e política dento da categoria - afirmou o governador.
O tema foi levantado depois que a publicação da reportagem Lições da Turma 11F revelou o cotidiano de uma sala de aula de uma das maiores e mais tradicionais escolas da rede pública do Estado. A Secretaria Estadual da Educação então abriu uma sindicância para apurar supostas irregularidades no colégio Julio de Castilhos.
Na terça-feira, o secretário Jose Clovis de Azevedo negou que a matéria represente uma realidade de desafios comuns a toda a rede e creditou os problemas encontrados pela reportagem a uma exceção, fruto de "má gestão da escola". Sobre os conhecidos problemas estruturais da rede e das polêmicas que envolvem a reforma do ensino, disse haver "entusiasmo de alunos e de professores" com o modelo.