Ter clareza sobre alguns detalhes pode ajudar na escolha do curso e na aquisição de outro idioma, apontam especialistas. Veja cinco conselhos que podem ser seguidos no momento de escolher uma forma de aprender uma língua diferente.
1) Tenha um motivo para estudar
Bons resultados em outro idioma estão ligados a objetivos definidos. Isso leva à autonomia para estudar e à qualidade desse estudo. Alunos obrigados a estudar (imposição dos pais, pressão para manter o emprego etc.) podem se desmotivar e desistir do curso - para voltar tempos depois, sair de novo... Quem sabe o que quer aproveita as oportunidades para além da escola, incorporando o idioma ao seu dia a dia. Em vez de fazer por fazer, segue uma meta.
2) Sintonize expectativa e realidade
Se você sonha ler Charles Baudelaire em francês, talvez se matricular em um curso com duas aulas na semana não seja a estratégia mais eficaz, por exemplo. Afinal, será preciso muito investimento até atingir seu objetivo. Se quer desenvolvê-lo para ser turista pelo mundo, um curso com foco na conversação pode ser suficiente. Quem busca se aperfeiçoar em uma área tem de investir em cursos ou aulas particulares voltadas para negócios, profissões ou hobbies.
3) Quantidade não é qualidade
Ter estudado por anos pode induzir a uma falsa sensação de conhecimento: você espera de si muito mais do que é capaz de produzir. O processo de aprendizagem é individual e depende de muitos fatores, mas é adequado ajustar sua expectativa ao ritmo em que a apropriação efetiva do idioma vem se dando. Converse francamente com o professor, para definir a melhor estratégia. E seja honesto consigo mesmo. A frequência oferecida na escola deve se encaixar na sua disponibilidade de tempo.
4) Só a aula formal é pouco
Apenas estar presente em sala de aula não é o suficiente para garantir bom desempenho. A falta de gerenciamento do tempo também pode pôr tudo a perder. Adquirir um novo idioma não é um processo automático. Não há como determinar o tempo exato de aquisição. Portanto, o ideal seria que a prática fosse incorporada ao cotidiano do aluno. Toda oportunidade precisa ser aproveitada. A aula não acaba depois que a turma vai para casa e o professor vai embora.
5) Identifique o que funciona para você
O erro mais comum é acreditar que exista uma fórmula única para aprender. Cada aluno tem um ritmo. Para alguns, funciona falar no idioma o tempo todo. Para outros, isso desmotiva, aborrece. Em muitos casos, é preferível manter uma constância de estudo do que se dedicar uma semana e falhar as duas seguintes. Por poucos minutos que seja o contato, tente lidar com o idioma todos os dias. E perceba quando e como você rende mais.
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PERFIS E NECESSIDADES DIFERENTES
A instituição de ensino deve ser adequada ao perfil e às expectativas do estudante. Vá atrás de referências. Avalie se o ambiente e a metodologia são compatíveis com o que se busca.
> Crianças
É verdade que quanto antes tiverem acesso ao novo idioma, mais rápido adquirem vocabulário. Mas pais devem controlar a própria expectativa. Devem conversar francamente com a coordenação pedagógica sobre suas dúvidas, saindo de lá com respostas claras e coerentes. Caso não se perceba tal coerência ao longo do curso, ou descontentamento da criança, é bom cogitar os prós e os contras de uma possível troca de escola.
Crianças têm um período de concentração menor, por isso são indicadas atividades lúdicas, envolventes e de curta duração. São desinibidas e dispostas à interação.
> Adolescentes
No caso dos adolescentes, é fundamental trabalhar com a motivação, pois a disponibilidade para a prática oral diminui. Eles costumam ter mais receio de se expor frente aos colegas. Associar os conhecimentos da língua a assuntos de seu interesse e de sua realidade é muito importante. Aulas, curso, prova, desafios não podem parecer estrangeiros ao mundo deles. Discursos como "vai ser importante para o teu futuro" são bastante vazios de significado nessa idade.
> Adultos
Se estão voltando à sala de aula após muito tempo, podem temer, inicialmente, erros diante dos outros. A determinação do aluno adulto é um fator decisivo, pois tem pouca disponibilidade de horários, precisa encontrar espaço em uma rotina já estruturada em função de emprego, família etc. Precisam de maiores desafios, associados a seu conhecimento de mundo e a experiências vividas.
> Terceira idade
Há os mais conservadores e há aqueles mais inteirados com a tecnologia. Costumam apresentar uma relação mais afetiva com o idioma. Quando decidem estudar, é porque durante a vida já tiveram algum contato, por meio da música de sua juventude por exemplo. Querem aprender para socializar, viajar ou ler/assistir a algo no idioma original. O aluno procura o curso por prazer.
QUIZ ONLINE
ZH propõe questões em inglês, espanhol, francês, alemão e italiano para você testar o seu conhecimento nos idiomas. As situações hipotéticas foram sugeridas aos professores pela reportagem. Alguns deles fizeram ajustes, procurando colocar em teste dúvidas comuns. Outros lembram que interagir de forma adequada em outro país vai além do conhecimento de gramática. Implica conhecer os costumes daquela cultura.
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