Brasil e Espanha entram em campo só às 19h deste domingo, mas o Maracanã começa a pulsar bem antes. Desde a chegada dos primeiros funcionários do estádio, antes das 9h, até a meia-noite, cerca de 3,7 mil pessoas trabalharão para fazer os 70 mil espectadores terem um domingo de futebol para não esquecer.
- Quando o jogo começa, é a parte mais calma - revela o gerente geral de operações do Comitê Organizador Local (COL), Tiago Paes.
Confira, a seguir, a operação montada no estádio para receber um jogo de Copa _ algo que o Beira-Rio verá daqui a menos de um ano, em 15 de junho de 2014.
PONTAPÉ INICIAL - 19h
A tabela de horários para a organização de uma partida é invertida e tem como referência básica o apito inicial do juiz. Tiago Paes diz a que horas abrem os portões assim:
_ É kick off menos quatro horas.
Kick off, ou início da partida, é o momento mais importante de um dia que começa em "kick off menos oito", como você vê a seguir.
ATÉ 8 HORAS ANTES
Alimentação
Os seguranças que dormem no estádio começam a receber a companhia de cozinheiras, fornecedores de alimentos, garçons. É preciso alimentar torcedores, dirigentes, jornalistas e, principalmente, os espectadores que compram "pacotes de hospitalidade" - um combo de ingresso, coquetel, manobrista e camarotes para fazer uma social, adotado basicamente por empresas.
Os trabalhadores da área de alimentação têm quatro horas para deixar tudo pronto: em "kick off menos 4", abrem-se os portões e as mesas têm de estar arrumadas, as bebidas, geladas e os lanches, a postos.
Atendimento à midia
Preceito básico no marketing de eventos é tratar jornalistas a pão-de-ló _ por isso, a Fifa exige nos estádios um centro de mídia grande, com mesas e internet para todos os credenciados. Muitos chegam cedo. Por isso, o centro de mídia abre de manhã, e precisa de voluntários a postos _ jornalistas precisam de ajuda para achar quase tudo no estádio, da tribuna de imprensa ao banheiro.
6 HORAS ANTES
Programa infantil
Chegam as crianças do jogo, que entram com os jogadores e carregam bandeiras de times. Para suportar as seis horas de espera, têm brinquedos, videogames e outros apetrechos.
Limpeza e manutenção
Cerca de 300 pessoas começam a preparar o estádio para a chegada da torcida. Limpar banheiros, corredores e bares, conferir as condições das arquibancadas. A equipe de manutenção começa os testes de equipamento: catracas, elevadores, luzes, hidráulica, painéis.
Voluntários
É quando chega a maior parte dos voluntários _ no Maracanã, serão 700. Eles passam pelos detectores de metal, vão se agrupando nas equipes segundo as diferentes tarefas e sendo espalhados pelo estádio.
Stewards
Com esse nome chique, os seguranças privados que patrulham os estádios da Copa chegam seis horas antes para conferir arquibancadas e se dividirem em seções do estádio. Serão 1.000 no Maracanã.
4 HORAS E MEIA ANTES
Checagem geral
Falta meia hora para o público começar a entrar. De uma cabine no estádio, online com o centro de comando do COL, na Barra da Tijuca, o gerente do estádio faz, pelo rádio, um giro em todas as áreas para saber se tudo está ok. Portões, áreas VIP, camarotes, bares, voluntários, lojas: no máximo 10 minutos antes de abrir os portões, todos têm de estar bem.
4 HORAS ANTES
Abertura dos portões
É quando os torcedores mais ansiosos podem entrar. Usualmente, o acesso é três horas antes do apito inicial, mas a Fifa mudou para reduzir filas na entrada, driblar os transtornos dos protestos e aumentar o consumo em bares e lojas.
Ensaio da gurizada
As crianças são levadas ao campo para um ensaio da entrada. Têm de saber detalhes de como se perfilar, quando entrar, de que lado virar a bandeira. E os menorzinhos aproveitam para perder o nervosismo que às vezes acaba em choro. Saem do campo, almoçam e colocam os uniformes.
Teste de som
Última chance para conferir se os hinos estão corretos e se o som é audível em todo o estádio.
3 HORAS ANTES
Vestiários prontos
É quando a chave do vestiário é entregue ao roupeiro-chefe de cada seleção. Uma equipe do estádio conferiu a limpeza, o funcionamento dos equipamentos e se bebidas e comidas estão prontas. A partir daí, é território da seleção: ali manda o roupeiro, que ajeita as coisas ao gosto dos jogadores.
90 MINUTOS ANTES
Chegada das seleções
Os dois times costumam chegar ao estádio com um intervalo de 5 a 10 minutos. Isso é combinado no dia anterior, em uma reunião que também define a cor dos uniformes, confere bandeiras e hinos e determina as rotas dos ônibus da delegação.
50 MINUTOS ANTES
Aquecimento
As duas equipes têm meia hora para aquecer dentro de campo, em frente à torcida.
20 MINUTOS ANTES
Hora de fardar
Os jogadores voltam para o vestiário e trocam de roupa. Enquanto isso, as crianças saem de sua área de concentração e começam a formar a fila no túnel.
5 MINUTOS ANTES
Entrada em campo
As duas seleções surgem, acompanhadas da gurizada e do trio de arbitragem, em um túnel único, e perfilam-se para cantar os hinos.
Detalhe ZH: Ao permanecerem cantando o Hino Nacional com a torcida, os jogadores da Seleção Brasileira obrigaram a Fifa a antecipar a saída dos times do vestiário _ tudo para não atrasar o início do jogo, que tem de ser pontual por conta da transmissão de TV.
15 SEGUNDOS ANTES
Autorização Fifa
Não é do árbitro a decisão de soprar o apito inicial: quando tudo está pronto, ele consulta um sujeito de terno da Fifa que fica, sério e de olho no relógio, postado ao lado do campo. É o Coordenador Geral da partida, que tem a tarefa de iniciar o jogo pontualmente no horário marcado. Mesmo que tudo esteja pronto antes, o juiz espera pelo ok dele.
DEPOIS DO JOGO
1 HORA DEPOIS
Bares e lojas fecham
2 HORAS DEPOIS
Portões de acesso fecham
4 HORAS DEPOIS
A limpeza do estádio é encerrada e, novamente, a arena fica sob responsabilidade da segurança.
NÚMEROS
3,7 mil pessoas trabalham em um jogo lotado de Copa.
1.000 stewards
800 cozinheiros/garçons/auxiliares de hospitalidade
800 nos bares
700 voluntários
250 na limpeza
50 na manutenção