A presença do meia D'Alessandro no jogo entre Inter e Peñarol, marcado para as 19h30min (horário de Brasília) desta quinta no Estádio Centenário, em Montevidéu, pelas oitavas de final da Copa Libertadores, ganha grande destaque na imprensa uruguaia. Vinculado ao jornal El País, que elegeu o camisa 10 colorado o melhor jogador da América em 2010, o site esportivo Ovación publica nesta quarta uma reportagem recapitulando os principais momentos da carreira do jogador.
"O Centenário, transbordante de torcedores aurinegros, certamente não estenderá o tapete vermelho para receber Andrés D'Alessandro, mas o 'Rei da América' passeará, de qualquer forma, sua talentosa (perna) canhota pelo gramado do estádio", diz a reportagem.
O texto relembra a "vertiginosa ascensão" de D'Alessandro no futebol argentino, destacando as três conquistas consecutivas do Torneio Clausura e a convocação para a seleção pelo técnico Marcelo Bielsa. No entanto, diz a matéria, o meia se transferiu para a Europa, onde enfrentou "problemas de adaptação e escândalos de vestiário", e depois teve um "retorno sem glórias" a seu país, pelo San Lorenzo de Almagro. A passagem de D'Alessandro pelo Inter é considerada pelo Ovación como a retomada de sua carreira.
"Então chegou a luz na forma do Internacional de Porto Alegre, que investiu forte por sua contratação ficha em 2008", diz a reportagem.
"Com o Inter, ganhou o Campeonato Gaúcho, a Copa Sul-Americana e a Copa Libertadores, entre outros troféus. Além disso, se consagrou como Melhor Jogador da América. Ídolo da torcida, renovou até 2015 com os 'gaúchos'", descreve o texto, que reproduz palavras do meia:
- Nunca pensei que ficaria por tanto tempo no Brasil e estou agradecido ao clube por este reconhecimento, fico feliz por ficar por mais quatro anos - declarou.