O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou hoje da cerimônia de abertura da Oferta Pública de ações da Petrobras. Lula falou sobre o processo de capitalização da empresa como um momento marcante na história do capitalismo.
- É o momento mais auspicioso do capitalismo mundial - resumiu.
Em tom de brincadeira, o presidente lembrou a imagem de "comedor de capitalismo" que marca sua trajetória política. Lula também destacou que a venda de ações da estatal não é sinal de um Estado fraco. A capitalização, para o presidente, vai evitar que a riqueza se perca e ajudar a erradicar a pobreza no Brasil.
Ressaltando a Petrobras como a maior empresa da América Latina e uma das maiores do mundo, Lula também salientou a importância da descoberta de petróleo no pré-sal.
- A maior descoberta de petróleo dos últimos 30 anos - classificou.
O evento ocorreu na abertura do pregão da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa). Também participaram os ministros da Fazenda, Guido Mantega, e de Minas e Energia, Márcio Zimmermann, além do presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli de Azevedo, e do vice-presidente da República, José Alencar.
Em seu discurso, Alencar parabenizou o presidente Lula, e destacou também a importância do ex-presidente Getúlio Vargas - que criou a companhia na decáda de 1950, embora estudos indicassem que o Brasil não tinha petróleo.
Os papéis da Petrobras começam a ser comercializados nesta sexta-feira na Bolsa de Valores de Nova York (EUA), e segunda-feira (27) na Bovespa.
Lula participa da cerimônia de abertura da oferta de ações da Petrobras
Papéis da empresa começam a ser comercializados nesta sexta-feira na Bolsa de Nova York
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: