Mais movimentado parque do Rio Grande do Sul, a Redenção poderá ter estacionamento subterrâneo 24 horas, com vagas para 600 veículos.
Com o andamento da reforma do Auditório Araújo Vianna, a Secretaria Municipal da Cultura (SMC) planeja tirar da gaveta, no mês que vem, o anteprojeto da obra.
A sugestão de criar as vagas foi feita pela Opus Promoções há dois anos, depois que a empresa firmou parceria com o município para recuperar o auditório. O estacionamento seria construído sob o campo de futebol do Estádio Ramiro Souto, servindo ao público de eventos realizados no auditório, do Brique da Redenção, de clientes do Mercado do Bom Fim e até de moradores do bairro. Fechado desde 2005, o auditório está sendo reformado e deverá ser reaberto em setembro de 2011.
A ideia do secretário municipal da Cultura, Sergius Gonzaga, é propor uma parceria público-privada (PPP), para arcar com o investimento de até R$ 20 milhões. A empresa que executasse a obra receberia concessão para explorar o empreendimento por tempo ainda não definido.
- Agora que a reforma do Araújo Vianna começa a ficar mais visível, vamos nos voltar ao estacionamento, dando início a estudos de viabilidade, análises ambientais e audiências públicas para debater o assunto com a comunidade - antecipa o secretário, favorável ao projeto.
O anteprojeto da obra foi elaborado pelo arquiteto Moacyr Moojen Marques, o mesmo que idealizou o auditório. Além das vagas, o empreendimento poderá ter farmácias, lavanderias e caixas eletrônicos.
Em contrapartida à obra, o anteprojeto prevê melhorias no estádio. Roberto Jakubaszko, integrante do Conselho de Usuários do Parque Farroupilha (Redenção), informa que a ideia sofre pouca resistência entre os colegas. O receio inicial de prejuízo ambiental com eventuais podas de árvores não se confirmou, porque a área tem pouca cobertura vegetal ou raízes profundas.
Parque da Redenção poderá ter estacionamento
Projeto prevê criação de 600 espaços para veículos que circulam na área
GZH faz parte do The Trust Project
- Mais sobre: