Sustentabilidade é uma das prioridades da Randoncorp há 75 anos. A multinacional brasileira, referência em soluções que facilitam a vida das pessoas por meio da mobilidade, vem aprimorando suas iniciativas com o objetivo de enfrentar os desafios globais.
Com cinco verticais de negócios e presença em mais de 120 países, a Randoncorp tem sede em Caxias do Sul e mantém a liderança na maioria dos mercados em que atua. Duas dessas frentes são focadas no segmento de autopeças, tanto para aplicação em veículos comerciais quanto no controle de movimentos de diversos tipos de meios de transporte, pela atuação das empresas Castertech, JOST Brasil, Master, Suspensys e Frasle Mobility. A corporação também opera como montadora, por meio da Randon, uma das 10 maiores fabricantes de semirreboques do mundo. Além disso, a Randoncorp investe em serviços financeiros e digitais, por meio da Rands e suas empresas vinculadas - Banco Randon, Randon Consórcios, Randon Seguros, RV, Conexo, DB e Addiante. Também impulsiona pesquisas em materiais, nanotecnologia e eletromobilidade, e desenvolve soluções em automação de processos e robótica industrial, pela atuação de empresas como o Centro Tecnológico Randon (CTR), NIONE e Auttom. A companhia ainda é apoiadora do Instituto Hercílio Randon, e atua na transformação social, com iniciativas realizadas pelo Instituto Elisabetha Randon.
A Randoncorp é signatária do Pacto Global da ONU e tem como estratégia a manutenção de um modelo de negócios diversificado e robusto, apostando em sinergias entre suas unidades como mecanismo para construir o amanhã com sustentabilidade.
Comprometimento com ESG
Para reforçar a agenda ESG, em 2021, a Randoncorp apresentou uma série de compromissos públicos por meio da sua Ambição ESG, e continua comprometida, trabalhando fortemente para duplicar o número de mulheres em cargos de liderança até 2025. Também implementa ações para zerar acidentes graves, reduzir 40% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, zerar a disposição de resíduos em aterro industrial, reutilizar 100% do efluente tratado até 2025 e ampliar a receita líquida anual gerada por novos produtos. Essa jornada de compromissos com a sustentabilidade está distribuída em três pilares: Planeta, Pessoas e Negócios.
Nesse sentido, dentre os projetos existentes, se destaca o Caldeira Verde, da Frasle Mobility, unidade referência em inovação da Randoncorp, que substitui gás natural por biomassa. O projeto, de R$ 17 milhões, reduzirá em 20% a emissão de gases de efeito estufa, o que representa o atingimento de 50% da meta estipulada nos compromissos ESG. Além disso, para expandir o conceito de economia circular nas diferentes etapas da operação, a empresa busca otimizar a utilização de matéria-prima no processo, desenvolver produtos com maior vida útil, além de investir em estratégìas de reciclagem e reutilização de resíduos.
Recentemente, a empresa apresentou seu Relatório de Sustentabilidade de 2023. 0 documento, que pode ser acessado no site da companhia, compartilha resultados, desafios, iniciativas e os principais destaques nas áreas ambiental, social, operacional e financeira.
A Randoncorp acredita que o futuro não é fronteira, é oportunidade de construir um amanhã melhor, ainda mais ético, inovador e próspero para todas as pessoas.