A Caderode, marca de Flores da Cunha comandada pelos irmãos e sócios Volnei e Valdezir Dondé, celebra seu trigésimo aniversário neste ano. Ao longo das décadas, a empresa consolidou a presença no mercado ao oferecer soluções inovadoras de mobiliário para escritórios e ambientes corporativos.
– Como tantas outras companhias, começamos no porão da casa dos nossos pais com bastante dificuldade em vários sentidos, desde conhecimento até recursos financeiros e tecnologia. Mas a motivação, o trabalho e a busca pelo melhor todos os dias é a prova de que tudo valeu a pena. Estamos muito orgulhosos em completar 30 anos de atuação – afirma o sócio e presidente da Caderode, Volnei Dondé.
Atualmente, a Caderode conta com 32 lojas espalhadas pelo Brasil, além de operações na Bolívia, em Honduras, no Paraguai e no Uruguai. Juntas, elas alcançaram um faturamento de R$ 100 milhões em 2023 – crescimento de 29% em relação ao ano anterior. A marca ainda oportuniza cerca de 200 empregos diretos e mais de 300 indiretos na fábrica de 15 mil metros quadrados.
Nesta entrevista, Volnei Dondé comenta a respeito das ações de comemoração do aniversário da empresa e a nova perspectiva voltada à arquitetura.
O que faz com que a operação da Caderode seja tão duradoura?
A Caderode iniciou em meados de 1994 apenas com cadeiras e, depois, foi incorporando outros segmentos. Hoje, nossa proposta é atender todas as expectativas do empresário. A ideia é que ele tenha acesso a um portfólio completo, para que não precise migrar de uma loja para outra para comprar itens diferentes.
Além de prezar por um portfólio completo, a Caderode trabalha com uma arquitetura mais divertida. Por que decidiram seguir esse caminho?
Na pandemia, as pessoas saíram de seus ambientes de trabalho e foram para casa. Diferentemente do mobiliário corporativo, os móveis residenciais são objetos de desejo. Então, para combinar com essa nova realidade, precisamos nos adaptar e transferir essa cobiça também para o nosso portfólio. Isso nos mobilizou para trabalharmos com opções mais alegres para os novos espaços de trabalho.
Dentro desse contexto, quais são as principais novidades para 2024?
Atendendo às demandas do mercado, a Caderode planeja lançar uma série de novidades ao longo do ano.
A icônica cadeira Way estará disponível na cor off white, e uma nova poltrona da Linha Ateliê, lançada no final de 2023, está prestes a ser apresentada. Essa linha representou uma expansão significativa no nosso portfólio de produtos, incluindo uma variedade de poltronas decorativas que tornam os ambientes de trabalho visualmente atraentes e confortáveis.
A linha STIM, assinada pelo designer Emerson Borges, também segue como aposta para 2024. Os módulos coloridos e confortáveis se conectam e geram diferentes funcionalidades, criando espaços que permitem a adaptação ao momento e à necessidade dos escritórios.
O que a Caderode preparou para celebrar os 30 anos de atuação?
Para marcar o mês de aniversário em dezembro, preparamos o lançamento de um livro que narra nossa jornada desde a fundação até hoje. Além disso, uma websérie oferece uma experiência envolvente e inspiradora para funcionários, lojistas, clientes e parceiros, compartilhando os valores e as realizações da Caderode ao longo de sua história. Os episódios já podem ser conferidos nas nossas redes sociais.
Quais são as expectativas de vocês para este ano?
Para 2024, temos programada a abertura de cinco novas lojas, além de seguirmos mapeando a viabilidade de abrir mais pontos dentro e fora do Brasil. Nossa projeção de crescimento para este ano é de 20%.
Também estamos trabalhando muito forte em algumas verticalizações para que consigamos ter mais velocidade na produção dos móveis, mas, claro, sem esquecer o quesito qualidade.