O governo do Rio Grande do Sul lançou, na manhã desta sexta-feira (30), a Campanha do Agasalho 2021, que nesta edição também aceitará doações de alimentos e cestas básicas, além de roupas, cobertores e calçados. O evento, realizado no terraço do Palácio Piratini e transmitido ao vivo pelo YouTube, contou com a participação do governador Eduardo Leite, da secretária da Comunicação Tânia Moreira, da secretária do Trabalho e Assistência Social Regina Becker e do coordenador estadual da Defesa Civil, coronel Júlio César Rocha Lopes.
De acordo com Leite, apesar da necessidade de adaptações no lançamento da campanha devido à pandemia de coronavírus, o Estado não abre mão de fazer essa mobilização para que, seguindo todos os protocolos de prevenção contra a covid-19, as pessoas possam exercer a solidariedade.
— Estamos no meio de uma crise sanitária, que tem impactos profundos na economia, na vida das pessoas e na renda delas. Então, além do agasalho para proteger do frio, estamos também pedindo às pessoas que façam a doação de alimentos, de itens que possam ajudar quem mais precisa neste momento — ressaltou.
O coronel Júlio César Rocha Lopes afirmou que a Defesa Civil já tem diversas comunidades vulneráveis, que precisam não somente de roupas, mas também de alimentos, cadastradas. Além disso, garantiu que a entidade fará as doações chegarem àquelas pessoas que mais necessitam.
Na Capital, os pontos de coleta de doações são no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Avenida Borges de Medeiros, 1.501), das 9h às 15h, no Serviço Social do Comércio (Sesc) e em todas as unidades do supermercado Zaffari. Segundo Rocha, a central de doações, no CAF, terá um drive-thru de coleta, que estará funcionando inclusive no sábado (1°), feriado do Dia do Trabalho.
Nas demais regiões do Estado, haverá pontos de coleta em todos os quarteis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros, nas coordenadorias regionais da Defesa Civil e nas prefeituras municipais, junto às Secretarias de Assistência Social dos municípios.
Durante o lançamento da campanha, o governador Eduardo Leite afirmou que o aplicativo de transporte 99 Pop dará 50% de desconto nas corridas que tenham como destino o Centro Administrativo Fernando Ferrari para realizar doações.