O Sebrae abriu nesta quinta-feira (30) as inscrições do projeto “Crie o Impossível” voltado a estudantes do Ensino Médio da rede pública. Neste ano, o projeto chega a sua terceira edição, a primeira em um novo formato, totalmente online.
Nos últimos dois anos, o projeto, que consiste em uma grande sala de aula a céu aberto, aconteceu no Estádio Mineirão, em Belo Horizonte, com a participação de mais de 15 mil pessoas. Por conta da pandemia de coronavírus e o novo formato digital, a expectativa é atrair jovens de todo o país. As inscrições podem ser realizadas através do site.
O “Crie o Impossível” é uma iniciativa da organização sem fins lucrativos Embaixadores da Educação e co-realizado pelo Sebrae Minas. A temática desta edição é “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”. A ideia, segundo os fundadores, é que o evento seja a aula mais inspiradora da vida do estudante.
A co-fundadora e CEO do Embaixadores da Educação, Guilhermina Abreu, destaca a importância do evento diante do contexto atual.
— Os estudantes estão desanimados devido aos impactos da covid-19 na educação pública. Esses alunos precisam de motivação mais do que nunca — afirma.
Uma pesquisa realizada em junho pelo Conselho Nacional da Juventude apontou que três em cada 10 jovens pretendem largar a escola pós-pandemia. Guilhermina acredita que o evento é uma forma de chamar atenção para os problemas gerados pelo distanciamento social na educação.
— Sabemos que uma parcela relevante dos alunos de escolas públicas sequer tem acesso à internet para assistir ao evento. Por isso, convocaremos os participantes para criar soluções para os desafios da educação pública. Após o evento, serão realizadas mentorias, acompanhamento e aceleração desses projetos transformadores — destaca.
Além de palestras, os estudantes de Ensino Médio de escolas públicas poderão concorrer a bolsas integrais para faculdade, cursos e outras oportunidades educacionais e de desenvolvimento.