Um mutirão envolvendo a comunidade de Harmonia, promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social, conseguiu produzir mais de 4 mil máscaras. O número de equipamentos é capaz de proteger cerca de 82% da população do município. Segundo o IBGE, o número de habitantes estimado de Harmonia em 2019 era de 4.866 pessoas.
A ação em combate à pandemia de covid-19 contou com a colaboração voluntária de costureiras, estudantes e empresários. A prefeitura doou tecidos, elásticos e moldes e ainda recebeu tecidos das empresas Lauermann Confecções e Camisaria Mann. A produção iniciou na segunda quinzena de abril.
De casa, as 34 costureiras dedicaram-se à produção das peças. Estudantes que prestam serviço comunitário — em contrapartida por serem beneficiados pelo programa municipal de transporte universitário e de cursos técnicos — ajudaram no recorte dos tecidos, seguindo os três tamanhos de moldes.
Os moradores puderam retirar as máscaras na sede do Centro de Referência de Assistência Social (Cras – Auxiliadora) no município. A recomendação dada foi de que uma pessoa por família viesse buscar as máscaras para todos os moradores da família, evitando aglomerações.
Ao todo, das 4 mil máscaras, já foram distribuídas 2,7 mil. A prefeitura informa que 1,4 mil máscara ainda estão à disposição da população e podem ser retiradas na Rua Vinte e Cinco de Julho, número 335, em frente ao Supermercado Harmonia, no Centro. Mais informações pelo telefone (51) 3695-1271.
— Foi uma grande demonstração de solidariedade e união. Estamos felizes pelo trabalho, pois conseguimos fornecer gratuitamente máscaras para os harmonienses e, assim, ajudar na prevenção e combate da doença — destacou Márcia Fink, secretária municipal de Assistência Social.