Com restrições de visitação em razão da pandemia de coronavírus, pessoas em tratamento no Hospital Moinhos de Vento foram surpreendidas por um gesto carinhoso neste sábado (6). Parte da campanha internacional “O que importa para você?”, que tem como objetivo aproximar pacientes e profissionais da saúde, a equipe do hospital realizou pequenos desejos de pessoas internadas neste período.
— São pedidos tão simples, mas tão significativos para quem está longe de casa. Então estamos aproveitando a oportunidade para realizá-los — disse a superintendente assistencial, Vania Röhsig.
À espera de um transplante de coração no centro de terapia intensiva (CTI), Mauro Alves da Silveira não se deixou intimidar pelo clima frio dos últimos dias e pediu um sorvete de morango. O regalo, servido em uma taça, mudou a expressão do paciente, segundo a equipe que o acompanha.
— Ele vem passando por períodos difíceis, de internação prolongada. Hoje, ao saborear o sorvete, deu um sorriso que há bastante tempo não víamos — conta a psicóloga Marina Damion.
Em outras áreas do hospital, teve de a la minuta a hambúrguer no almoço, orações na capela, serenata nos corredores e até apresentações artísticas. Internado para realizar uma endoscopia, Rodrigo Tubello foi sedado ao som de sua música favorita:
— Foi uma experiência muito interessante. A gente percebe a preocupação e o carinho da equipe — observou.
A campanha também foi estendida aos funcionários da instituição, que tiveram momentos de meditação e troca de cartas para amenizar a pressão da rotina de trabalho, intensificada durante a pandemia.
— Neste momento tão sensível para os profissionais da saúde, ampliamos as atividades para atender também os nossos colaboradores. Estamos tornando a rotina mais leve para que estejam fortalecidos — explicou Mariana Freitas de Moraes, coordenadora de Experiência do Paciente.
Criada em 2010, nos Estados Unidos, e realizado anualmente em 6 de junho, a campanha “O que importa para você?” tem como objetivo humanizar a relação entre pessoas em tratamento e profissionais de saúde, além de aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. Diante dos bons resultados, o Moinhos cogita, agora, implantar algumas das ações na rotina do hospital.