Santa Maria foi beneficiada, na manhã desta terça-feira (2), pela campanha "Responsabilidade. Vista essa Causa", iniciativa do Grupo RBS em conjunto com Lojas Lebes e Lojas Renner. Com o apoio da Central Única das Favelas (Cufa) e do Projeto Chimaday, foram distribuídas máscaras de tecido para moradores do bairro Nova Santa Marta, na zona oeste da cidade, para o centro social da escola marista Lar das Vovozinhas e para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae).
As entregas começaram no bairro Nova Santa Marta e devem seguir ao longo da semana em comunidades carentes de Santa Maria e em abrigos assistenciais da cidade. Ao todo, serão distribuídos 10 mil kits. Cada um tem duas máscaras reutilizáveis e um folheto informativo explicando a forma correta de usar o equipamento de proteção e de fazer a higienização.
A ação social tem como objetivo ajudar a população mais vulnerável a se proteger contra o coronavírus. O mapeamento das comunidades foi feito pela Cufa, que já estava fazendo um trabalho na cidade, pois iria realizar a Taça das Favelas. O evento, porém, foi adiado por causa da pandemia.
Roberto Torres Júnior, membro da Cufa no Rio Grande do Sul que acompanhou a ação, relatou que, em um dos lugares visitados, uma criança não podia ir ao supermercado buscar comida porque não tinha máscara para usar.
— Nos locais onde circulamos hoje para fazer a distribuição das máscaras, moram pessoas de extrema baixa renda. Vimos muita pobreza. Tem lugares em que as pessoas não têm sequer alimento, imagina máscara — ressalta Júnior.
De acordo com Dileta Paolla Cordeiro, fundadora do Projeto Chimaday, que auxiliou na entrega das máscaras, a maioria das pessoas que ganhou o kit na comunidade de Nova Santa Marta não tinha o item.
— A máscara é fundamental e obrigatória no momento que estamos vivemos. As pessoas receberam com muita alegria a doação e disseram que chegou em boa hora. Isso foi muito gratificante — disse Dileta.
Santa Maria foi a terceira das cinco cidades que serão beneficiadas pela ação. A primeira foi Passo Fundo, e a segunda, Porto Alegre. As próximas doações serão em Pelotas, no Sul do Estado, e em Caxias do Sul, na Serra.
A iniciativa prevê ações de comunicação em todos os veículos do Grupo RBS com o objetivo de conscientizar a população para o uso de máscaras e apoiar uma parte da cadeia produtiva do Rio Grande do Sul que está sofrendo diretamente com a crise econômica: as pequenas e médias empresas do setor têxtil.
Se alguma empresa quiser ajudar a ampliar o número de máscaras doadas, basta manifestar interesse pelo e-mail vistaessacausa@gruporbs.com.br.