A Universidade Federal do Pampa (Unipampa) doou, nas últimas semanas, mais 160 litros de álcool líquido 70% produzido com bebidas alcoólicas apreendidas pela Receita Federal para entidades assistenciais em Bagé, na Campanha. A iniciativa, desenvolvida pelo projeto Etanóis do Pampa, encaminhou 60 litros do produto à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do município e outros cem litros ao centro Caminho da Luz, que oferece escola de educação especial e outros serviços assistenciais no município.
O projeto Etanóis visa auxiliar prefeituras das regiões da Campanha e da Fronteira Oeste e organizações não governamentais (ONGs). O Campus Bagé da Unipampa já entregou 1.240 litros de álcool para essas entidades. A unidade está preparando mais 200 litros de álcool 70%, que serão doados para a Apae de Alegrete e para um asilo no mesmo município, nesta semana.
A Farmácia Escola da Unipampa no Campus Uruguaiana também está produzindo álcool a partir de bebidas apreendidas. Já os campi de Itaqui, São Gabriel e Dom Pedrito produzem álcool gel e glicerinado. A Unipampa já distribuiu 4.981 litros de álcool desde março até 29 de maio.
Outras iniciativas recentes da Unipampa
Agro do Bem
O Centro de Tecnologia em Pecuária (Ctpec) da Unipampa, no Campus Uruguaiana, promove a arrecadação de cestas básicas ou alimentos não perecíveis na campanha Agro do Bem: Alimentando Vidas, de 8 a 14 de junho. Serão cinco os pontos de coleta (veja abaixo).
A iniciativa é uma parceria do Ctpec com Casa da Ovelha e Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana, e conta com o apoio do Diretório Acadêmico do curso de Medicina Veterinária. As entidades que serão beneficiadas com as doações serão definidas pela prefeitura de Uruguaiana.
Confira os pontos de coleta em Uruguaiana:
- Bolicho Express
- La Mercearia
- Mercado Galo
- Associação e Sindicato Rural de Uruguaiana (Rua Santana, 2.717, hall do prédio)
- Unipampa Campus Uruguaiana (BR-472 km 585, guarita do campus)
Café com Ciência
Começa nesta terça-feira (2) a nona edição do evento Café com Ciência, que se estende até 2 de julho. O evento ocorrerá pela primeira vez em formato online, e a programação será transmitida pela plataforma Google Meet.
As palestras discutirão o que está por vir em relação às “práticas das atividades em ensino de ciências e especificidades do ensino remoto”, segundo a universidade. Os convidados vão ministrar palestras sobre os efeitos do distanciamento e isolamento social decorrentes da pandemia da covid-19 na educação.