A prefeitura de Canoas promoveu, neste sábado (9), uma serenata para homenagear mães idosas que estão em lares de longa permanência. Quatro artistas foram convidados a se apresentarem de maneira voluntária. De acordo com o secretário adjunto das Relações Institucionais e Comunicação da prefeitura, Felipe Fontoura, a ação contemplou cerca de 110 pessoas.
— A inspiração veio ao ler uma notícia de uma prefeitura que fez um decreto proibindo visitas em lares de idosos. Daí, pensei na solidão que muitas vezes esses idosos já sentem e que neste ano seria maior — afirmou Fontoura.
O circuito de serenatas teve início às 9h, e todas foram feitas no portão dos lares a fim de respeitar as medidas de prevenção ao coronavírus. Se apresentaram durante a manhã o saxofonista Rogério Oliveira, e os cantores e violonistas Deko Delonge e Wilson Cardoso. À tarde, além de Rogério também estava Vinny Lacerda fazendo apresentação com voz e violão. A ação terminou por volta das 14h.
— A gente combinou com os proprietários para deixar os idosos numa sacada ou numa parte externa da rua, sem falar nada. Como se estivessem tomando um sol, todos eles sentados na cadeira. A gente desceu do carro já tocando, entrava lá e daí era surpresa, era um momento surpresa para eles —afirmou o secretário.
A ação emocionou não apenas os idosos que estão nesses lares, mas também vizinhos e proprietários dessas instituições.
— Eu não tenho nem palavras para dizer o quanto nos emocionou — disse a proprietária Lar do Idoso Aconchego. — Muitas filhos não vêm ver, não pode vir ver, não podem estar presentes. Então isso para elas é um carinho, é um carinho no coração de cada uma delas e no nosso também, porque não se pode fazer tudo. Filho não se substitui — acrescentou.
Para Deko Delonge, a serenata também foi uma forma de envolver-se novamente com a música sem ser fazendo live.
— Fiquei bem emocionado em diversos momentos e acho que eu faria muito mais vezes. Abriu um novo leque de vontades para mim, de atuar nessa questão mais social, sabe, fazer esse tipo de ação — disse. — A recepção foi muito boa, o pessoal nos agradeceu. Muitos aplausos, muitos sorrisos. A gente viu que o pessoal ficou muito emocionado — afirmou.
Foram contemplados os seguintes lares de idosos na ação:
- Lar São José. Rua Dom Pedro II, 10, bairro Nossa Senhora das Graças
- Lar de Idosos Silva Paes . Rua Silva Paes, 115, Centro
- Casa Lar Santa Terezinha de Jesus. Rua Caçapava, 180, bairro Mathias Velho
- Geriatria Aconchego. Rua Margaridas, 488, bairro Igara
- Geriatria Aconchego. Rua Girassóis, 157, bairro Igara