Alunos dos cursos de Comunicação Visual e de Moda da ESPM Porto Alegre estão confeccionando máscaras de tecido para doar a lares de idosos. As peças estão sendo produzidas pelos estudantes em suas próprias casas com máquinas de costura de uso pessoal.
Como eles não podem utilizar o ateliê da ESPM devido ao distanciamento social, o primeiro passo da iniciativa foi a criação de um manual com todas as especificações necessárias, como tecido ideal, medidas corretas e número de camadas de pano para que as máscaras sejam eficientes contra a covid-19. O manual foi desenvolvido por alunos da disciplina de ergonomia, sob a orientação da estilista e professora de moda Samira Troncoso. A matéria-prima utilizada são tecidos que estavam estocados na escola e outros que foram doados.
As instituições beneficiadas inicialmente são o Lar Don Guanella e o Lar Gustavo Lordlund, duas ONGs que são parceiras das ações desenvolvidas pela ESPM Social de Porto Alegre. Para o primeiro, já foram doadas 110 máscaras. Outras estão sendo produzidas para serem entregues em alguns dias.
Segundo a professora de moda da faculdade, Liliane Basso, os idosos que moram em instituições ficaram mais distantes de seus familiares devido aos cuidados rigorosos contra a covid-19, por isso, os voluntários acreditam que o uso correto das máscaras pode ajudar na aproximação segura.
— Neste momento de pandemia, durante o qual o cuidado com a saúde é primordial, nossa escolha foi olhar com carinho e atenção para essas pessoas mais vulneráveis, como esses idosos. Poder se aproximar dos seus parentes com segurança é muito importante para essas pessoas — diz Liliane.
Empresas e pessoas interessadas em doar tecidos podem entrar em contato com Liliane Basso pelo e-mail liliane.basso@espm.br.