As doações arrecadadas pelo projeto Mesa Brasil nas lives musicais produzidas pelo Serviço Social do Comércio do Estado (Sesc-RS) e pela campanha realizada em parceria com a Rede Atacadão — que recebeu contribuições de clientes em compras até 15 de maio — beneficiaram 6.533 pessoas em Porto Alegre e na Região Metropolitana. No total, foram distribuídas mais de sete toneladas de alimentos.
O Mesa Brasil Sesc é uma rede permanente de solidariedade que conta com o apoio de empresas, entidades sociais e voluntários para evitar o desperdício de alimentos e diminuir as carências nutricionais da população. Uma das ações que fez parte da campanha, recentemente, foi um jantar ocorrido na quarta-feira (21) que serviu risoto de camarão a moradores de rua. A Instituição Espírita Dias da Cruz serviu comida para 40 pessoas em situação de rua que se abrigaram no local, o que foi possível a partir de uma doação entregue pelo Programa Mesa Brasil Sesc.
— Era possível ver a surpresa no olhar deles com aquela refeição diferente. Alguns até chegaram a nos falar que tinham o sonho de comer camarão — conta o gerente do Sesc Comunidade, Eduardo Danilo Schmitz.
De acordo com Schmitz, o albergue ficou com o ingrediente disponível para alimentar os frequentadores do local em outras noites. O alimento foi entregue em 9 de maio, depois de uma apreensão do Ibama de 14,5 mil quilos, que foram distribuídos para 99 organizações da sociedade civil (OSCs) e beneficiaram 17.850 pessoas.
Pomares Mais que Solidários
Em outra ação relacionada, a Pomares Mais que Solidários, gaúchos podem doar excedentes de suas próprias casas para ajudar instituições atendidas pelo Mesa Brasil Sesc. A campanha começou em Cachoeira do Sul, em 2014, e neste ano está se espalhando pelo Estado para combater o desperdício de alimentos como frutas, verduras e legumes.
— A ideia é simples. Buscamos o excedente das árvores frutíferas das pessoas para ajudar quem mais precisa. Essa ação já acontece em Cachoeira do Sul, Lajeado e Erechim e estamos aplicando, a partir deste ano, também nas demais regiões que contam com os atendimentos do Mesa Brasil. É uma forma de envolver ainda mais a comunidade, evitando o desperdício. Só em Cachoeira do Sul, em 2019, recolhemos cinco toneladas de frutas — conta a coordenadora de Ação Social do Sesc-RS, Luciana Basile.
A colheita dos produtos pode ser feita pelo próprio proprietário ou por uma equipe do programa, e os alimentos são destinados a instituições sociais cadastradas e monitoradas. Só nos vales do Taquari e do Rio Pardo, a iniciativa arrecadou, até o ano passado, 23,7 mil quilos de alimentos, completando o preparo de refeições em entidades que atendem pessoas em situação de vulnerabilidade social. Quem quiser colaborar pode entrar em contato pelos telefones (51) 3714-2266 ou (51) 3982-1303 para agendar a coleta.
Combate à covid-19
Durante o período de combate à covid-19, o programa também está recebendo doações por meio de transferências ou depósitos bancários. Para contribuir, os dados da conta do Banco do Brasil são: Sesc - Sesc Mesa Brasil 2020, agência: 3418-5, conta corrente: 6461-0 (conta cadastrada no CNPJ: 03.575.238/0001-33). É possível contribuir com qualquer quantia - uma doação de R$ 5, por exemplo, equivale a 1kg de alimento, que irá ajudar a complementar cerca de cinco refeições.