Uma ação lançada no começo de abril para ajudar instituições brasileiras que estão sofrendo com a crise gerada pelo coronavírus já arrecadou mais de R$ 1 milhão e auxiliou 22 instituições. A campanha Soma é uma iniciativa da 4all e das empresas digitais que compõem seu hub: Uhuu, Ground, Phi, DX.CO, All in One, Share Eat, Iris e Pling, com seus parceiros de negócio, como a Payly.
As doações foram feitas por meio da página soma.uhuu.com. Qualquer pessoa pode doar a partir de R$ 5, até 30 de maio (prazo que poderá ser prorrogado). Os valores são repassados para a manutenção de instituições que atendem a população carente e é utilizado pelas organizações na aquisição de materiais básicos de alimentação, higiene e saúde.
Entre as instituições beneficiadas estão o projeto do Grêmio Foot-Balll Porto Alegrense Grêmio em Ação, o Movimento por uma Infância Melhor (MIM), o Asilo Padre Cacique, a Escolinha Tia Iara, o Centro da Promoção da Infância e da Juventude (CPIJ), a Aldeia da Fraternidade, o Instituto de Menores Dom Antonio Zattera, o Instituto do Câncer Infantil, a Central Única das Favelas (Cufa), o Pão dos Pobres, a Casa do Menino Jesus de Praga, a Associação Madre Teresa de Jesus, em Porto Alegre, a Ação Comunitas, em São Paulo, e a ação Pelotas pela Vida, do Sindicato do Comércio Varejista de Pelotas.
Rafael Lemos, CEO da Uhuu, descreve como "gratificante" a viabilização da Soma de forma gratuita para diversas entidades do país.
— Em uma semana, a nossa plataforma já estava adaptada para receber doações de todos os lugares do país, de formas simples, ágil e sem atrito. Foi extremamente importante o apoio do hub 4all na construção desse projeto. Todas as etapas foram construídas com a união das outras empresas, em um movimento único pela solidariedade — afirmou.
Além de doar, as pessoas também podem indicar outras instituições para receber doações. Basta entrar em contato pelo e-mail falecom@uhuu.com. A 4all é uma empresa que atua como venture builder criando, co-criando e investindo em negócios digitais.