A quantidade de boas iniciativas aumentou em meio à pandemia de coronavírus e a professora de costura, Marli Gasparoto, 62 anos, de Arroio do Meio, também encontrou uma maneira de ajudar. Ela está confeccionando máscaras de proteção e distribuindo em árvores na cidade do Vale do Taquari.
Professora de corte e costura do Centro de Referência de Assistência Social do município, Marli já produzia aventais e máscaras exclusivamente para profissionais de saúde do Hospital São José, da Rede de Saúde Divina Providência. Mas, decidiu que entre um lote e outro, iria confeccionar máscaras de TNT e pendurar em árvores para que a população pegue.
Com o aumento da procura e para que a produção não pare, a professora pediu auxílio para alunas. A rede de solidariedade aumentou e em menos de um mês, mais de 800 máscaras já foram distribuídas:
— Teve dias que eu coloquei na árvore 80 máscaras e em pouco tempo já não tinha mais. O pessoal passa e me agradece. — conta Marli.
A recomendação, no entanto, é clara. Antes de usar a máscara, é preciso lavá-la com água e sabão e deixar secar.
A professora conta que recebeu doações de rolos de TNT, utilizado para produzir as máscaras, e também de elásticos. Ela afirma que pretende continuar a produção, mas restam poucos materiais.
— Eu me surpreendi com o alcance, o pessoal faz voltas para passar aqui e pegar as máscaras. Eu vou continuar produzindo enquanto eu tiver material. É minha forma de ajudar na luta contra o coronavírus. — completa a professora.