Acostumado a subir em prédios para fazer inspeções, o técnico em segurança do trabalho Daniel da Rosa Araújo, 42 anos, escalou o Hospital São Lucas da PUCRS por outro motivo nesta quarta-feira (29): homenagear os profissionais de saúde de Porto Alegre que estão não linha da frente do enfrentamento ao coronavírus.
— É muito importante reconhecer o esforço e a importância daqueles que trabalham nos hospitais. E não podemos esquecer que além do pessoal da área médica, há também diversos outros profissionais como os da limpeza, higienização, segurança, portaria, recepção, entre outros. Todos eles estão na linha de frente desse enfrentamento contra o coronavírus. Todos merecem ser valorizados — ressalta Araújo.
Para fazer a homenagem, uma dupla de alpinistas subiu até o topo do prédio, depois, desceu abrindo um banner de 2m50cm de largura por cinco metros de altura com a frase “Eles dedicam sua vida para cuidar da nossa! Homenagem aos profissionais da saúde”.
Em seguida, os dois se deslocaram pelas janelas para mostrar aos profissionais pequenos cartazes fornecidos por cada hospital com frases de incentivo como "Nossa união nos dá a certeza de que não estamos sós".
É a segunda vez neste mês que hospitais, em conjunto com a empresa Executar Alpinismo Industrial e apoio da Gráfica Oohprint, realizam essa ação. A primeira foi feita nos hospitais Mãe de Deus, Santa Ana, Santa Casa e Moinhos de Vento. Na manhã desta quarta-feira, os alpinistas estiveram nos hospitais São Lucas da PUCRS e no Independência. À tarde, seguiriam para o Divina Providência e o Conceição.
Na primeira ação, o vento atrapalhou o trabalho dos alpinistas e foi preciso dividir as visitas em dois dias. Desta vez, o tempo colaborou.
Muitos profissionais e pessoas pararam para observar, filmar e fotografar a homenagem. Nair Frey, coordenadora do serviço de pastoral e solidariedade do São Lucas, disse que o sentimento maior do momento era o de gratidão:
— É um cuidado de coragem e compaixão. Ficamos emocionados e agradecidos pela honrosa homenagem.