Valdileia Martins fez história em sua estreia no salto em altura feminino em Paris e se classificou à final. Nesta sexta-feira (2), a atleta superou a barra com 1,92m e igualou o recorde brasileiro na modalidade e consagrou-se como a primeira finalista olímpica do Brasil em 50 anos. No entanto, a brasileira teve uma torção no tornozelo ao tentar saltar 1,95m e, com isso, sua presença na decisão é incerta.
Para alcançar 1,88m, Valdileia Martins ficou na barra em sua primeira tentativa, mas alcançou a marca no segundo salto. Na sequência, da barra subiu para 1,92m de altura. Ela conseguiu superar a barra em sua segunda tentativa, superando sua marca pessoal — que, até então, era 1,90m. Além disso, igualou o recorde brasileiro de Orlane Maria dos Santos, que conquistou a marca no Sul-Americano de 1989, em Bogotá, na Colômbia. Além disso, ela
A barra subiu então para 1,95m. Ela acabou batendo na barra em suas duas tentativas. Na segunda, sofreu uma torção no tornozelo esquerdo e teve que sair carregada. Como estava em sexto e garantida na final, a atleta, lesionada, optou por não arriscar sua última tentativa.
A final será realizada no domingo (3). No entanto, até então, a presença de Valdileia é incerta por conta de sua lesão.