O australiano Jack Robinson e a dominicana Brisa Hennessy não são os únicos obstáculos dos brasileiros Gabriel Medina e Tatiana Weston-Webb na busca por medalhas nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, nesta segunda-feira (5). O mar de Tuahupo'o, no Taiti, está turbulento e já adiou em alguns dias a definição dos campeões no surfe.
No masculino, Medina terá um duelo difícil na semifinal. Jack Robinson é um dos grandes nomes do cenário e já venceu em Teahupo'o uma vez na World Surf League (WSL). O brasileiro, entretanto, tem duas vitórias no Taiti e vem bastante motivado para a reta final da disputa.
O principal nome do Brasil na modalidade já eliminou Kanoa Igarachi — seu algoz nos Jogos de Tóquio em 2021 — e o compatriota João Chianca nas quartas de final. Além disso, Medina ainda quer sua revanche contra Robinson, que o venceu em Teahupoo na decisão da etapa da WSL em 2023, por uma diferença de 0.66 pontos. Eles entram na água a partir das 14h36min (horário de Brasília).
No feminino, a gaúcha Tati Weston-Webb chegou determinada a vencer a medalha de ouro. Ela eliminou a número 1 do ranking Caitlin Simmers, dos EUA, e depois passou pela espanhola Nadia Erostarbe, mostrando-se uma das surfistas mais regulares da competição.
Na semi, a gaúcha natural de Porto Alegre — que foi criada na ilha havaiana de Kauai — vai enfrentar Brisa Hennessy a partir das 15h48min, caso o mar de Teahupo'o esteja propício. A surfista da República Dominicana foi a responsável pela eliminação da brasileira Luana Silva nas quartas de final.
A final masculina está programada para as 17h46min, enquanto a decisão do feminino deve ocorrer às 18h27min.
Confira os horários:
Semifinais masculinas
- 14h – Alonso Correa (PER) x Kauli Vaast (FRA)
- 14h36min – Gabriel Medina (BRA) x Jack Robinson (AUS)
Semifinais femininas
- 15h12min – Caroline Marks (EUA) x Johanne Defay (FRA)
- 15h48min – Tatiana Weston-Webb (BRA) x Brisa Hennessy (CRI)
Final masculina
- 17h46min – Alonso Correa (PER) ou Kauli Vaast (FRA) x Gabriel Medina (BRA) ou Jack Robinson (AUS)
Final feminina
- 18h27min – Caroline Marks (EUA) ou Johanne Defay (FRA) x Tatiana Weston-Webb (BRA) ou Brisa Hennessy (CRI)