Ainda que possa não estar presente no pódio, Gabriel Medina já entrou pro rol de imagens icônicas das Olimpíadas. A foto do surfista brasileiro no ar junto de sua prancha, com o dedo indicando o número 1, após deixar a onda que lhe rendeu a nota 9,90, viralizou nas redes e ganhou destaque na imprensa internacional como uma das imagens mais marcantes dos Jogos de Paris.
A imagem, tirada pelo francês Jerome Brouillet, estampou alguns dos principais sites de notícias do mundo.
Na Espanha, o jornal Marca elegeu a imagem como "a melhor foto dos Jogos". O portal espanhol escreveu: "Aquela que é provavelmente a melhor imagem dos Jogos nada tem a ver com a Torre Eiffel, o Arco do Triunfo, o Sena ou os espetaculares cenários olímpicos que Paris criou. A 15 mil quilômetros da capital francesa, no Taiti, o surfista brasileiro Gabriel Medina flutuou em uma onda erguendo o dedo indicador em sinal de vitória enquanto era 'perseguido' por sua prancha. O fotógrafo Jerome Brouillet capturou o momento para a Getty Images, tornando-o imediatamente uma imagem icônica."
A imprensa da Argentina também se rendeu a imagem do brasileiro e chamou a foto de "icônica".
Da mesma forma, o New York Times, dos EUA, considerou a imagem como "uma das fotos mais icônicas dos Jogos". O jornal norte-americano escreveu: "O surfista Gabriel Medina obteve a maior pontuação de onda única da história das Olimpíadas, com 9,90 na quinta bateria na segunda-feira, a caminho de avançar para as quartas de final do surfe masculino, e um fotógrafo que o acompanhou produziu uma das fotos mais icônicas dos Jogos de Paris"