A participação de Gabriel Medina nas Olimpíadas de Paris foi eternizada pelo fotógrafo francês Jerome Brouillet. A imagem do brasileiro no ar com a prancha presa ao tornozelo esquerdo passou a rodar o mundo nesta segunda-feira (29), quando Medina conquistou a vaga para as quartas de final do surfe, em Teahupo'o, no Taiti.
O clique ocorreu durante a bateria disputada entre o paulista e o japones Kanoa Igarashi. O surfista brasileiro havia alcançado a nota mais alta das Olimpíadas. Para comemorar, ele se jogou para o alto e ergueu a mão para pedir o reconhecimento dos jurados.
— Estava preparado no barco junto com os outros fotógrafos naquele momento. Ao fim das ondas, ele (Gabriel Medina) se projeta e eu faço a sequência de fotos. Fiz a foto, olhei para a câmera, selecionei os cliques e vi as imagens do começo do pulo e do meio. Olhei e vi que fiz um bom trabalho. Mandei para o meu editor para ver o que acontecia — comentou o fotógrafo em entrevista para o repórter André Galindo, do SporTV.
Medina vai enfrentar o também brasileiro João Chianca nas quartas de final. A disputa está programada para quarta-feira (31).