Nem tudo foi festa brasileira nas praias de Teahupoo nesta quinta-feira (1º). Apesar da classificação de Gabriel Medina e de Tatiana Weston-Webb às semifinais do surfe, a outra representante do Brasil no feminino, Luana Silva, foi eliminada por Brisa Hennessy, da Costa Rica.
Luana tentou a classificação até o fim e chegou a trocar de prancha no meio da sua bateria, mas não conseguiu a pontuação necessária, ficando 0,90 abaixo da adversária, que teve 6.37 no somatório (3.20 + 3.17) contra 5.47 da brasileira (2.90 + 2.57).
O resultado tirou a chance do Brasil garantir ao menos mais uma medalha nas Olimpíadas de Paris, com um confronto nacional na semifinal do surfe feminino, e agora será a vez de Tatiana encarar Brisa. A outra semifinal será entre a americana Caroline Marks e a francesa Johanne Defay.
A expectativa é de que todas as próximas provas da modalidade — semifinais, terceiro lugar e final — sejam disputadas neste sábado. Caso o mar não esteja em condições ideais, as provas serão adiadas para segunda-feira.
Condições adversas
O mar de Teahupoo já não estava nas melhores condições durante a disputa das quartas de final do masculino, realizadas antes das femininas, e piorou nas horas seguintes, com marés baixas e algumas rochas aparentes.
A disputa entre Luana Silva, de 20 anos, e a costarriquenha Brisa Hennessy começou estudada. A adversária da brasileira aproveitou a prioridade para abrir o placar com um 2,33. A surfista do Brasil não conseguiu aproveitar a sua primeira chance, caindo na execução da manobra. A atleta da Costa Rica também errou na segunda tentativa.
Com ondas muito baixas, as surfistas passaram quase metade da bateria esperando a oportunidade ideal. Faltando pouco mais de 10 minutos para o fim, Brisa conseguiu ampliar a nota para 5,50, enquanto Luana ainda se mantinha com o modesto 0,57. Sem conseguir pontuar e errando nas manobras, a brasileira trocou de prancha para tentar melhorar o desempenho na maré baixa.
Mas não foi o suficiente, já que faltando cinco minutos para o fim, Brisa elevou a nota total para 6,37. Luana até conseguiu encaixar uma boa manobra, ampliando seu o somatório para 4,80 e, na sequência, conseguiu mais 2,90, mas não tinha mais tempo para virar o placar.