O Brasil ficou fora do pódio no revezamento 4x200m feminino em Paris. A equipe brasileira, composta pelas nadadoras Stephanie Balduccini, Gabrielle Roncatto, Maria Paula Heitmann e Mafê Costa, terminou em 7° na final da modalidade nesta quinta-feira (1º).
Na prova decisiva, as brasileiras começaram com Mafê que abriu o revezamento, fazendo os primeiros 200m para o Brasil, com um tempo de 1min56s06. Na sequência, foi a vez de Stephanie, que entregou para a Maria Paula Heitmann com um tempo de 3min53s38. Por fim, Gabi Roncatto teve a missão de fazer os últimos 200 metros. Ela teve um tempo total de 7min52s90.
Com essas marcas, o quarteto brasileiro terminou a final na sétima colocação, repetindo a marca das finalistas de Atenas 2004. O ouro ficou com a Austrália; Estados Unidos e a China completaram o pódio.
Caso terminasse entres os três primeiros, esse seria o primeiro pódio olímpico do Brasil no revezamento 4x200m feminino. A única vez em que nadadoras brasileiras disputaram a final foi nos Jogos de Atenas, em 2004. Na ocasião, Joanna Maranhão, Mariana Brochado, Paula Baracho e Monique Ferreira terminaram em 7º lugar.
Caminho até a final
Em Paris, o Brasil chegou à final do revezamento 4x200m feminino olímpico pela segunda vez na história. Na classificatória, a equipe brasileira terminou em 5°, com um tempo de 7m52s01, e garantiu vaga na decisão.
As brasileiras terminaram na segunda colocação de sua bateria, que foi a primeira da prova. Na bateria seguinte, outras três equipes fizeram um tempo melhor, e o Brasil caiu para 5º — as oito primeiras avançaram.
*Produção: Leonardo Bender