O posto mais alto do vôlei de praia feminino é brasileiro outra vez. Em uma campanha invicta, Ana Patrícia e Duda conquistaram a medalha de ouro ao vencerem as canadenses Brandie Wilkerson e Melissa Humana-Paredes nesta sexta-feira (9), na Arena Torre Eiffel. O jogo terminou 2 a 1, com parciais de 26 a 24, 12 a 21 e 15 a 10.
Esta é a segunda medalha de ouro do vôlei de praia brasileiro feminino na história dos Jogos Olímpicos. A primeira foi de Jackie Silva e Sandra Pires, as primeiras mulheres campeãs olímpicas, medalhistas de ouro em Atlanta, em 1996.
Agora o Brasil tem 14 medalhas no vôlei de praia (quatro ouros, sete pratas e três bronzes), mantendo-se o país que mais acumulou medalhas na modalidade. Na sequência estão os Estados Unidos, com 11.
Emocionadas
— É difícil de falar, estou tentando processar. A gente nunca se deslumbrou com sermos as melhores no ranking. Depois de 2020, eu recebi tantas mensagens de julgamento e ódio. Mas queria agradecer a mim mesma, pois eu merecia viver isso aqui com a Duda. Se forem falar, falem que nós demos o sangue para ganhar — disse Ana Patrícia após a partida.
— É surreal, inexplicável. A gente nunca mais vai esquecer o que aconteceu. Somos campeãs e estamos muito felizes — festejou Duda.
Em Paris, foi a terceira medalha de ouro do país. As duas primeiras foram conquistadas por Beatriz Souza, no judô, e Rebeca Andrade, na ginástica.
Jogo de fortes emoções
O primeiro set foi de fortes emoções. A dupla brasileira não começou bem, e o placar chegou a estar 12 a 16. Entretanto, Duda e Ana Patrícia se recuperaram e conseguiram a liderança do placar no 18 a 17, com uma grande virada. A reta final do set foi de pontos para lá e para cá, até que o Brasil conseguiu fechar em 26 a 24, no quarto setpoint.
No segundo set, o Brasil saiu de novo atrás no placar, mas não deixou as rivais alargarem a vantagem e retomaram a liderança no 6 a 5. O jogo seguiu equilibrado, ponto a ponto, até as canadenses conseguirem abrir três pontos no 13 a 10. Desde então, as brasileiras se desconcentraram e cometeram muitos erros, terminando derrotadas por 21 a 12.
Para o momento decisivo, a atenção da melhor dupla do mundo foi retomada. O Brasil sempre esteve na frente e chegou a ter cinco pontos de vantagem no 10 a 5. No 11 a 7, o jogo ficou quente e as jogadoras discutiram em quadra. Porém, quando tudo foi estabelecido, Ana Patrícia e Duda fecharam o jogo em 15 a 10 para o ouro, no segundo matchpoint.
Ana Patrícia e Duda lideram o ranking mundial. Nos Jogos Olímpicos, venceram a competição com 100% de aproveitamento. Na fase de grupos, elas venceram Marwa e Elghobashy (Egito), Liliana e Paula (Espanha), Gottardi e Menegatti (Itália). No mata-mata, superaram dupla japonesa Akiko e Ishii, nas oitavas, além da letãs Tina e Anastasija nas quartas e as australianas Mariafe e Clancy, na semifinal.