O Brasil já está em Paris para a disputa das Olimpíadas. Faltando oito dias para a cerimônia oficial dos Jogos, a primeira delegação brasileira chegou à Vila Olímpica nesta quinta-feira (18). Depois de um período de aclimatação em Troyes, a 180km de Paris, a seleção de ginástica artística se instalou no prédio brasileiro.
Entre os atletas que abriram o prédio brasileiro estão Rebeca Andrade e Arthur Nory, ambos medalhistas olímpicos. O Time Brasil está no prédio de número 3 entre os 82 construídos para alojar 14 mil pessoas, entre atletas e integrantes de comissões técnicas. O edifício que os brasileiros terão à disposição conta com 47 apartamentos, 313 camas e diversos serviços fundamentais nos Jogos.
— Ficamos realizados por esse momento. Entrar na vila, estrear, ver a felicidade do pessoal do Time Brasil estampada. São poucos dias, passam rápido, são dias que são muito esperados — disse a ginasta Jade Barbosa.
O Comitê Olímpico Brasileiro (COB) fez uma escolha estratégica pensando na movimentação perto dos prédios. O número fica longe da área internacional, onde mais pessoas circulam. Além disso, está localizado mais perto da saída de Saint Ouen, cidade que abriga a base do país durante os Jogos Olímpicos. São apenas 600m de distância deste ponto até a base do COB.
Antes de entrar na Vila, a equipe de ginástica pegou as malas na Base do Time Brasil na Serre Wangari, umas das instalações brasileiras em St Ouen. O material recebido inclui uma mala menor (de ombro), mochila, uniformes de vila, treino e pódio, com calças, shorts, camisetas, casacos, meias, tênis, boné e viseira, além de brindes ofertados pelos patrocinadores do COB.
Prevendo as altas temperaturas durante os 19 dias de Olimpíadas, o COB alugou 130 unidades de aparelhos de ar-condicionado. Assim, o investimento do COB vai ser de 39 mil euros (pouco mais de R$ 230 mil).
Com foco na sustentabilidade, o Comitê Organizador dos Jogos projetou a Vila Olímpica para ser um bairro com menor emissão de carbono. A ausência dos climatizadores faz parte desse plano para diminuir o consumo de energia e da pegada de carbono.