O Brasil conquistou nesta terça-feira (30) mais uma vaga para os Jogos Olímpicos de Paris. Em Adelaide, na Austrália, onde ocorre o Campeonato Mundial da classe Laser (Ilca 7), Bruno Fontes confirmou a classificação brasileira.
A vaga foi confirmada após o chileno Clemente Seguel e guatemalteco Juan Ignacio Maegli conseguirem classificação para os Jogos através do Mundial. Dessa forma, o brasileiro herdou uma das duas posições no classificatório olímpico através da colocação atingida nos Jogos Pan-Americanos de Santiago, quando terminou em quinto. Na oportunidade, o velejador do Chile foi prata e o da Guatemala ficou com o bronze.
No Mundial, Bruno disputa a chamada flotilha de prata, após finalizar a primeira fase da competição na 69ª colocação, não passando do corte para flotilha de ouro, que reúne 51 barcos.
Ao todo, 152 atletas iniciaram a disputa. No momento, ele ocupa a 23ª posição em seu grupo. Na disputa pelo título, o líder é o atual campeão olímpico, o australiano Matt Wearn.
Agora, o paranaense de 44 anos aguarda pela Confederação Brasileira de Vela (CBVela), já que a vaga olímpica pertence ao Comitê Olímpico do Brasil (COB), que deixa a critério das confederações a forma de selecionar os representantes do país nos Jogos Olímpicos.
A tendência é que Bruno Fontes dispute sua terceira olimpíada, após as participações em Pequim-2008 (27º lugar) e Londres-2012 (13º lugar).