A primeira modalidade a movimentar os Jogos Pan-Americanos de Santiago foi o beisebol. Nesta quarta-feira (18), Chile e México fizeram o jogo de abertura do torneio, no Parque Bicentenario de Cerrillos. Um público de 700 torcedores compareceu e assistiu ao time da casa ser derrotado por 16 a 0.
Apesar da derrota, os chilenos saíram satisfeitos por terem dado início aos Jogos. Com atletas amadores e enfrentando uma equipe de tradição bem maior na modalidade, o técnico Kaaleb Campo comentou sobre a experiência de jogar uma competição deste nível e com presença de público, algo não muito comum no Chile, quando se trata de beisebol.
— Evidentemente influiu porque nunca jogamos num cenário assim. Foi nossa primeira vez numa instalação (campo) como esse, com público, enfrentando muitos adversários que são profissionais, isso gera uma ansiedade e esses aspectos são importantes que eles enfrentem para crescer — destacou o comandante da equipe chilena.
Otimista, Brasil estreia nesta quinta contra a Venezuela
O Brasil também está no torneio de beisebol e cercado de grande expectativa, após conquistar o título do Campeonato Sul-Americano de 2022, que valeu a classificação para o Pan.
— Estamos muito otimistas com a participação nestes Jogos. Graças ao apoio do COB, conseguimos executar uma programação de treinamentos extensa como nunca antes. Também foi possível, num esforço conjunto, trazer atletas que atuam no Japão, Estados Unidos e França. E o anúncio da volta do beisebol ao programa olímpico em Los Angeles 2028 essa semana trouxe um ingrediente a mais para alcançarmos nossa meta para o Pan — garante Márcio Irikura, chefe da equipe de beisebol, que é formada por 24 atletas.
A estreia da seleção brasileira acontecerá nesta quinta-feira (19), às 15h, contra a Venezuela. Sem disputar o torneio desde o Pan do Rio em 2007, edição na qual venceu uma partida contra a Nicarágua e perdeu duas, para Cuba e Estados Unidos, o Brasil conquistou seus melhores resultados em São Paulo-1963 e Santo Domingo-2003, quando finalizou em quinto lugar.