Porto Alegre sediou, neste sábado (2), a primeira etapa do Meeting Paralímpico de 2021, com a participação de atletas do atletismo e da natação. Cerca de 100 atletas do Rio Grande do Sul participaram da abertura do calendário paralímpico na piscina do Grêmio Náutico União (GNU) e na pista e no campo de atletismo da Sogipa, na capital gaúcha.
Entre as participantes, esteve a nadadora Maria Carolina Santiago, da classe S12 (para atletas com deficiência visual) e dona de cinco medalhas, sendo três de ouro, nos Jogos Paralímpicos de Tóquio. Ela nadou os 50m livre e fez 27seg33, prova da qual é atual campeã paralímpica e recordista mundial.
— Foi muito bom encerrar as férias um pouquinho antes e poder representar o União junto com meus amigos daqui do Sul, e estar próximo dos atletas mais jovens, que estão começando agora, fiquei muito feliz e animada para começar o novo ciclo (paralímpico) — comentou Carol.
Dois outros companheiros de GNU de Carol, e integrantes da delegação brasileira nos Jogos Paralímpicos de Tóquio, também nadaram na manhã deste sábado. Os gaúchos Roberto Alcalde (S6) e Susana Schnarndorf (S4) nadaram na piscina do União.
No atletismo, não houve nenhum integrante da delegação brasileira em Tóquio na disputa, mas a participação de novos atletas paralímpicos. A próxima etapa do Meeting será no sábado (9) em Florianópolis, com atletismo.