A Suíça dominou a competição de mountain bike feminino nas Olimpíadas de Tóquio nesta terça-feira (27), ocupando as três primeiras colocações, algo sem precedentes desde que a modalidade passou a fazer parte do programa olímpico, em 1996.
Ao final dos 20,5 quilômetros do traçado de Izu, no sopé do Monte Fuji, o ouro foi conquistado por Jolanda Neff, enquanto suas compatriotas Sina Frei e Linda Indergand levaram a prata e o bronze, respectivamente.
Neff se mostrou imbatível. A suíça assumiu a liderança desde os primeiros quilômetros, aumentando gradativamente a vantagem até ter uma margem relativamente confortável de um minuto em relação a suas perseguidoras, para administrar essa vantagem com calma depois.
No difícil e técnico circuito de Izu, que se complicou ainda mais com a forte chuva que caiu poucas horas antes da prova, as suíças não cometeram erros, enquanto muitas de suas adversárias perderam tempo com escorregões ou falhas técnicas.
Jolanda Neff, 28 anos, era uma das favoritas, já que faz parte da elite mundial: campeã mundial da maratona de mountain bike em 2016, depois cross-country e revezamento no ano seguinte. Ela também tem quatro títulos de campeã europeia em seu currículo.
Versátil, Neff também já competiu no ciclismo de estrada, em que conquistou dois títulos de campeã suíça (2015 e 2018).