As quatro partidas das quartas de final do torneio de futebol feminino das Olimpíadas ocorreram nesta sexta-feira (30). Suécia, Austrália, Canadá e Estados Unidos avançaram para as semifinais e irão duelar na próxima segunda para decidirem as duas vagas da final da competição.
Abrindo a madrugada de jogos, a Seleção Brasileira feminina parou nos pênaltis contra as canadenses. Depois de um empate em 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, a equipe comandada por Pia Sundhage perdeu duas cobranças nas penalidades (Andressa Alves e Rafaelle) e foi eliminada por 4 a 3. A derrota pode ter sido a despedida de Marta das Olimpíadas — em Paris 2024, ela terá 38 anos.
Na segunda semifinal, Grã-Bretanha e Austrália protagonizaram uma partida recheada de gols. As australianas, na prorrogação, fizeram 4 a 3 nas britânicas e passaram para a semifinal. Kerr, duas vezes, Fowley e Kennedy fizeram os gols do time da Oceania — mas que joga pelo continente asiático no futebol internacional. White, três vezes, diminuiu para as europeias.
A classificação mais fácil foi a da Suécia, que manteve os 100% de aproveitamento na competição. Jogando contra as anfitriãs, as suecas fizeram 3 a 1 e garantiram a vaga no tempo normal (única partida que não precisou de prorrogação). Asllani, Erikson e Blackstenius marcaram e Tanaka fez o gol de honra do Japão.
No último jogo da manhã, mais uma decisão por pênaltis. Na reedição da final da última Copa do Mundo Feminina, Holanda e Estados Unidos empataram em 2 a 2 nos primeiros 120 minutos. Nas penalidades, mais uma vitória para as norte-americanas. A goleira Naeher pegou duas cobranças, ajudando sua equipe a vencer por 4 a 2 e avançar.
As semifinais do futebol feminino - os dois jogos na segunda (2/8)
- 5h - Estados Unidos x Canadá
- 8h - Austrália x Suécia