O domingo (25) reservou boas notícias para a natação brasileira nas Olimpíadas de Tóquio. A equipe de revezamento 4x100m avançou para a final e nesta madrugada (pelo horário de Brasília) brigará por medalha. Já o gaúcho Fernando Scheffer quebrou o próprio recorde sul-americano dos 200m nado livre e avançou para a semifinal, com o segundo melhor tempo geral.
O fato curioso é que Scheffer foi o único dos nadadores brasileiros envolvidos nas provas do dia que recusou-se a dar entrevistas. Mesmo sendo o grande destaque brasileiro do dia, o gaúcho saiu do Centro Aquático de Tóquio sem dar entrevistas nem para a imprensa brasileira e nem para a equipe de comunicação da Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos.
Scheffer voltará à piscina às 22h30min deste domingo (25), às 22h30min (pelo horário de Brasília). Se avançar à final, o canoense brigará por medalha na segunda (26) à noite. O detalhe é que a categoria não tem grandes favoritos definidos o que deixa o desfecho da prova imprevisível.
Nos 200m nado livre, enquanto Fernando Scheffer avançou à próxima fase, Murilo Sartori não teve a mesma sorte e foi caiu fora.
— A prova não foi legal. Não me senti bem e, na segunda parte, meu nado caiu um pouco. Mas fico muito feliz de estar aqui e representar meu país na maior competição do mundo — disse.
Já a final do revezamento 4x100m está prevista para a 0h desta segunda (26). Um dos integrantes da equipe, Breno Correia afirma que será necessário melhorar o tempo de 3'12"59.
— Estávamos mirando não o tempo, mas a classificação. Queríamos quebrar o gelo. Agora é melhorar para a final. Eu até apontaria algum favorito, mas você pode ver que as Olimpíadas estão bem abertas.. Todo mundo tem chance de medalha — declarou Breno.
Já o nadador Pedro Spajari disse estar confiante em subir no pódio.
— Treinamos muito para conquistar essa medalha e vamos atrás dela amanhã. Temos o que melhorar. Vamos nadar o melhor possível para conseguir essa medalha para a natação brasileira. Estou confiante no pódio. Sempre estive — explicou.
Completam a equipe do 4x100m os nadadores Gabriel Santos e Marcelo Chierighini.
Nos 100m nado costa, Guilherme Guido também se classificou para a próxima etapa.
— Dei meu melhor e agora é procurar melhorar para ir bem na semifinal.
Na mesma categoria, Guilherme Bassetto foi eliminado.
— Tentei aproveitar o que tenho de melhor, mas acabei sentindo o final da prova e infelizmente não deu. Participar da Olimpíada é a realização de um sonho, mas ficou aquém dos meus objetivos — disse.