Classificado para as oitavas de final, o surfista Gabriel Medina reconheceu que não apresentou o seu melhor desempenho na bateria classificatória dos Jogos Olímpicos de Tóquio. O próximo adversário, porém, deve exigir mais do brasileiro. Será o australiano Julian Wilson, citado recentemente pelo próprio paulista como um dos rivais mais duros da competição.
— Eu sei que consigo surfar mais, mas a bateria foi boa para estar mais adaptado com o mar. Isso é bom pra dar uma acordada e estar preparado para os próximos rounds — declarou Medina, que voltara à água nesta segunda (25) à 1h30min (horário de Brasília).
Já Ítalo Ferreira terá amplo favoritismo no confronto das oitavas com o neozelandês Billy Stairmand, marcado para às 2h10min. Após ser primeiro lugar na bateria classificatória, o potiguar se disse à vontade com as ondas de apenas um metro da praia de Tsurigasaki.
— Eu cresci surfando esse tipo de onda, é claro que tiro uma vantagem disso, pela velocidade e pela condição de criar manobras grandes em ondas pequenas e impressionar os juízes — disse Ítalo.
No feminino, as brasileiras entram na água mais cedo, ainda na noite de domingo no Brasil. Às 22h, a cearense Silvana Lima enfrentará a portuguesa Tereza Bonvalo.
— Eu estou vivendo um sonho e eu penso: "Silvana você está nas olimpíadas, Silvana tu acabou de competir, Silvana tu foi para as oitavas". Depois de tudo que eu passei, na hora que estava ali veio um filme na minha cabeça, desde criança até chegar aqui, todos os perrengues, momentos difíceis, as felicidades que tive. Posso dizer que eu sou muito abençoada e agradeço a Deus por essa oportunidade de fazer o que eu mais gosto e representar bem o meu país.
Já a gaúcha Tatiana Weston-Webb terá, às 22h30min, um confronto com a japonesa Amuro Tsuzuki.
— Eu estou arrepiada. É difícil acreditar que estamos aqui nas olimpíadas surfando, é uma honra fazer parte de um grupo de atletas tão poderosos e eu sou muito grata. Muito feliz de estar aqui e muito feliz com minha bateria — declarou Tatiana.
A competição de surfe, modalidade estreante nos Jogos Olímpicos, será disputada até quarta (28).