A alegria da classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio não foi dos esgrimistas brasileiros. Neste sábado (1), em San José, na Costa Rica, Athos Schwantes e Bia Bulcão pararam nas semifinais do Pré-Olímpico das Américas na espada e florete, respectivamente, enquanto Bruno Pekelman terminou a participação nas quartas de final do sabre. Karina Trois será a última brasileira em ação neste domingo (2), no sabre feminino.
No torneio masculino de espada, Athos Schwantes buscava a sua terceira participação em Jogos Olímpicos. Na fase de pules começou perdendo para o porto-riquenho Hector Maisonet, por 2 a 1, na prioridade. Na sequência, venceu o salvadorenho Saul Portillo, por 5 a 1 e logo depois sofreu nova derrota, desta vez para o chileno Pablo Nuñez, de virada, por 2 a 1. A classificação veio com triunfos sobre o guianês Avinash Somir, por 5 a 1, o até então invicto colombiano John Rodriguez, por 5 a 4, e o guatemalteco Hector Cap, por 5 a 0.
As três vitórias colocaram o brasileiro diretamente no quadro de 8, para enfrentar novamente Pablo Nuñez. Com uma vitória por 15 a 8, Schwantes garantiu presença na semifinal contra o cubano Reytor Venet, 42° do ranking mundial. Com muita frieza e precisão, o atleta de Cuba dominou e venceu por 15 a 9.
Na decisão, o canadense Marc-Antoine Blais-Belanger venceu Reytor Venet e ficou com a única vaga em jogo para Tóquio. O outro representante das Américas será o venezuelano Rubén Limardo, que se classificou pelo ranking mundial.
Bia Bulcão cai na semi do florete e Bruno Pekelman é eliminado nas quartas do sabre
Bia Bulcão também parou na semifinal, após um início de competição arrasador. Ela superou a guatemalteca Kenia Saucedo, por 5 a 0, a peruana Paola Gil Pinero, por 5 a 2, a chilena Katina Proestakis, 78ª do ranking mundial, por 5 a 4, a equatoriana Camila Sanchez, por 5 a 2, e a porto-riquenha Alanis Rivera, por 5 a 4. As cinco vitórias deram a medalhista de bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima em 2019, a melhor campanha entre todas as atletas do florete, como única invicta da fase eliminatória.
Nas quartas de final, Bia encarou a peruana Gil Pinero, que começou bem melhor e fez 5 a 1. A brasileira se recuperou, diminuiu a diferença para 6 a 5, fez a virada em 10 a 6, após oito pontos consecutivos, mas conseguiu fechar em 15 a 12 e passar às semifinais.
A mexicana Nataly Michel, 74ª do mundo, foi a rival da semifinal, que foi uma reencontro entre as duas atletas que se enfrentaram na disputa do bronze no Pan de Lima. Desta vez, Bia foi dominada e com a derrota por 15 a 8, foi eliminada.
Derrota por Bia Bulcão na fase de pules, a chilena Katina Proestakis superou Nataly Michel na decisão e ficou com a vaga olímpica, ao lado da colombiana Saskia Loretta van Erven García, que já estava garantida por ser a melhor do continente no ranking, com a 39ª posição.
Bruno Pekelman, 20 anos, teve sua primeira chance de chegar aos Jogos Olímpicos. Ele caiu nas quartas de final, após ótima participação na fase de pules com quatro vitórias e apenas uma derrota. Nos confrontos eliminatórios pegou de cara o cubano Harold Martinez e foi batido por 15 a 9.
Os representantes das Américas no sabre masculino serão o canadense Shaul Gordon, pelo ranking da Federação Internacional de Esgrima (FIE), e o venezuelano José Quintero, que derrotou o argentino Pascual María di Tella na decisão.
Até o momento, o Brasil tem duas vagas confirmadas na disputa da esgrima nos Jogos de Tóquio: o gaúcho Guilherme Toldo, no florete, e a ítalo-brasileira Nathalie Moellhausen, na espada.